Fonte: ACIL
Num mercado cada vez mais competitivo, oferecer bons produtos e serviços deixou de ser diferencial. Para destacar-se em meio ao mar de concorrentes, é preciso ir além de um preço justo e condições acessíveis.
Estabelecer networking é uma estratégia eficaz para crescimento e sucesso profissional. Embora seja bastante usado no meio corporativo, formá-lo e principalmente mantê-lo requer paciência e dedicação.
Para ajudar você e seu negócio, destacamos algumas informações importantes que poderão ser valiosas para aquecer seu networking:
– O primeiro passo é definir o objetivo final de possuir a rede de contatos: fazer com que você seja a pessoa a quem todos recorrem quando precisam de uma solução. Entendido isso, é hora de estabelecer relações com pessoas que fazem parte de suas metas. Participar de eventos é um caminho.
– Você não faz networking para ser legal, mas para ser reconhecido.
– Fazer networking não significa escolher apenas pessoas relacionadas à sua área de trabalho. Pode-se unir dois ecossistemas, ou seja, uma pessoa formada em Marketing conhece outra com experiência em Gestão de Pessoas e, dessa parceria, por exemplo, sai algo totalmente inovador.
– De nada adianta, porém, estar no lugar certo e se portar de maneira errada. A abordagem inicial é decisiva para estabelecer relações interpessoais. A primeira dica é entender que fazer networking não é vender.
– É necessário usar tato e cordialidade ao se apresentar. Cumprimente, diga seu nome e a empresa para a qual você trabalha, e pergunte o que a outra pessoa faz. Ouvir e se interessar pelo outro são atitudes indispensáveis para quem deseja criar laços.
– Seja agradável e deixe o diálogo fluir. Desta maneira o momento de falar da sua empresa surgirá e fazer a troca de cartões ocorrerá naturalmente.
– Outro erro cometido por grande parte dos profissionais é engavetar o cartão e apanhá-lo apenas quando necessário. Assim como nos demais relacionamentos, a relação profissional exige interação. A premissa é fazer a indicação para, depois, recebê-la.
– Empresários são unânimes ao responder qual o principal requisito para um networking efetivo: bom atendimento.
– Faça visitas mensais, sinta a dor do cliente. Uma ligação, bate papo e um simples café fazem toda a diferença.
– Promover encontros como um café da manhã, jantar ou happy hour também é eficaz.
– Para quem ainda não tem a própria empresa, recorrer a um espaço colaborativo é uma maneira de se sobressair. A cultura coworking promove a interação constante entre empreendedores de diversas áreas e possibilita a troca de experiências e desenvolvimento de novas ideias.
– Ao mesmo tempo em que facilitam o contato entre as pessoas, as redes sociais podem ser armadilha se usadas sem critério. Se você optar por abordar o contato em potencial pela internet, prefira a página profissional. Enviar uma mensagem para o perfil pessoal pode ser invasivo.
– Selecione com cuidado o que você compartilha no próprio perfil, já que a vida pessoal deve estar alinhada à profissional. Evite tecer opiniões extremas sobre religiões, política ou economia.
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