Fonte: Assessoria ACIL/AEN
Depois de décadas de espera, uma das obras de infraestrutura mais aguardadas do Paraná será, finalmente, iniciada. Nesta quinta-feira (16), o governador do Estado, Ratinho Jr., esteve em Tamarana-PR para assinar a ordem de serviço da duplicação do trecho da rodovia que vai de Mauá da Serra ao distrito de Lerroville, em Londrina. A ACIL esteve representada pelo superintendente, Rodrigo Geara.
A efetivação da duplicação da PR-445, que envolve 27,07 quilômetros, é uma vitória da Comissão de Infraestrutura. Formado em julho de 2017, o grupo conta com participação da ACIL, deputado Tiago Amaral, SRP (Sociedade Rural do Paraná), CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Sindimetal, Sinduscon Paraná Norte, Grupo Folha de Comunicação, AEPIC (Associação das Empresas de Cambé), AML (Associação Médica de Londrina), OAB Londrina e CREA, além de arquitetos, engenheiros e empresários, que discutiram e trabalharam pela pauta incansavelmente.
Além de viabilizar maior segurança e conforto à população, a obra garante a expansão econômica e o desenvolvimento do Norte do Paraná, principalmente por facilitar a conexão de Londrina com Curitiba e com o Porto Paranaguá.
“Não poderíamos encerrar 2021 com uma notícia melhor. A ACIL, como integrante da Comissão de Infraestrutura, tem interesse direto na duplicação porque ela é sinônimo de evolução e desenvolvimento para toda a região de Londrina. É um grande incentivo para a cidade se fortalecer ainda mais”, destaca a presidente da ACIL, Marcia Manfrin.
Muito empregos deverão ser gerados na obra. O Consórcio DT PR 445, das empresas DP Barros Pavimentação e Construção e Tríade Pavimentações, foi declarado vencedor. A licitação para a obra foi concluída em novembro, e o investimento pelo Governo do Estado será de R$ 148 milhões. O prazo para concluir a obra é de 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.
Além da duplicação, a obra prevê a implantação de um viaduto no acesso ao município de Tamarana, vias marginais entre Tamarana e Lerroville, uma rótula no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas, além da restauração da pista existente.