Duplicação entre Mauá da Serra e Lerroville avança na região de Londrina

A duplicação da PR-445, entre Mauá da Serra e Lerroville, na região de Londrina, teve avanços com a construção do novo sistema de drenagem e obras de arte

Equipe ACIL

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Fonte: AEN

Obras de duplicação da PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra (foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

A duplicação da PR-445, entre Mauá da Serra e Lerroville, na região de Londrina, teve avanços com a construção do novo sistema de drenagem e obras de arte correntes, com execução de valetas de concreto e dos berços para implantação dos bueiros de concreto. Esses dispositivos evitam que a água das chuvas se acumule sobre o pavimento, danificando as pistas ou causando acidentes.

Também foram iniciados os serviços para implantação de um passa fauna e de terraplanagem do trecho, nos locais onde será executada a plataforma da nova pista, paralela à atual. Os trabalhos são coordenados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A rodovia faz ligação com Ponta Grossa, Curitiba e Litoral.

O Governo do Paraná está investindo R$ 148 milhões para duplicar 27,07 quilômetros da PR-445. A obra terá ainda um viaduto no acesso ao município de Tamarana, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas, e restauração da pista existente.

A pista nova terá duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada, em sentido único, e acostamento externo de 2,50 metros, separada da pista atual por um canteiro central de 7 a 9 metros de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto New Jersey, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado.

O início dos serviços sofreu atraso no ano passado, enquanto eram providenciados estudos exigidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) para investigação de um sítio arqueológico na região, além do levantamento de fauna exigido pelo Instituto Água e Terra (IAT). A questão do IPHAN já foi resolvida e a obra conta com aprovação para liberação e execução.

Atualmente, dois trechos da rodovia estão recebendo as melhorias, enquanto um trecho de maior extensão deve ser liberado em breve pelo IAT. Neste local, foram realizadas duas campanhas de levantamento de fauna, conforme exigência do IAT, cujo relatório será enviado ao órgão ambiental para análise. A liberação permitirá a abertura de mais uma frente de trabalho, garantindo maior ritmo à obra.

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