Entidades de Londrina entregam reivindicações à ALEP durante a ExpoLondrina

ACIL, SRP e deputados encaminharam lista de obras prioritárias ao presidente Ademar Traiano, da Assembleia do PR

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Entidades de Londrina entregam reivindicações à ALEP durante a ExpoLondrina no Linkedin Compartilhar Entidades de Londrina entregam reivindicações à ALEP durante a ExpoLondrina no Twitter Compartilhar Entidades de Londrina entregam reivindicações à ALEP durante a ExpoLondrina no Facebook

Fonte: Assessorias ACIL/SRP

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta quinta-feira (13) uma sessão itinerante na ExpoLondrina, dentro do Parque de Exposições Ney Braga. Durante a solenidade, o presidente Angelo Pamplona, da ACIL, foi convidado pelo presidente Marcelo El Kadre, da Sociedade Rural do Paraná, para juntos entregarem uma série de reivindicações do setor produtivo de Londrina. O documento foi entregue ao presidente da ALEP, deputado Ademar Traiano, junto com os deputados da região: Tiago Amaral, Tercílio Turini, Cloara Pinheiro e Cobra Repórter. 

“Nosso documento traz uma lista de obras e benfeitorias que são fundamentais para a nossa cidade. Não é apenas um pedido, é uma proposta para trabalharmos juntos na viabilização dessas prioridades. São temas que vêm sendo discutidos há bastante tempo pelo Núcleo de Desenvolvimento Empresarial e pela Comissão de Infraestrutura, então já estão amadurecidos e prontos para articularmos a execução”, destacou Angelo Pamplona. 

Na abertura da ExpoLondrina, no dia 6, outro documento foi entregue pelas entidades do setor produtivo e representantes públicos ao governador Ratinho Jr, com uma lista similar de obras para a região de Londrina. 

Obras

Entre os benefícios pleiteados, está a elaboração e execução de um plano estratégico para tornar Londrina uma cidade inteligente; a revitalização do Centro da cidade, incluindo o patrimônio histórico-cultural, ocupação inovadora de edifícios abandonados, fortalecimento de atrativos turísticos e reorganização de infraestrutura para voltar a atrair moradores; um Parque Tecnológico capaz de atender às vocações do Ecossistema de Inovação de Londrina e atrair empresas e indústrias de produção limpa; a implementação de um Centro Integrado de Operações na Área de Segurança, reunindo e interpretando informações de câmaras de segurança e semáforos inteligentes; revitalização do modal ferroviário, facilitando o transporte de cargas para o Porto de Paranaguá e integrando Londrina à Nova Ferroeste, entre outras.

Já na infraestrutura rodoviária, estão o antigo viaduto do Grêmio (BR-369); o viaduto da Estrada da Esperança (Cambé); a duplicação da PR-445 entre Londrina e Bela Vista do Paraíso; construção de trincheira na PR-444, em Arapongas; duplicação da PR-170, entre Rolândia a Centenário do Sul; e duplicação da PR-323, entre Cambé e Primeiro de Maio. 

Representatividade

Pelo Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, assinaram ACIL, Sociedade Rural do Paraná, Sindimetal, Sebrae, Codel, CEAL, FIEP, Sescap, Sincoval, TI Paraná e UTFPR. Já a Comissão de Infraestrutura conta com ACIL, Sociedade Rural do Paraná, deputado estadual Tiago Amaral, deputado federal Diego Garcia, Prefeitura de Cambé, Sinduscon, CEAL, Sindimetal, AEPIC, Grupo Folha, AML, OAB, CREA, ATT Logística e Sincoval. As reivindicações também foram levantadas pela Câmara de Vereadores de Londrina. 

“Recebo essas reivindicações em nome da Região Norte e de Londrina. Eu quero dizer à sociedade que isso vai se transformar num pleito da Assembleia Legislativa, para abraçar aquilo que vocês sonham e desejam”, comentou o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSD). 

Demandas

A mesa executiva também recebeu outras demandas durante a sessão itinerante. Entre elas estão a destinação de recursos para obras de pavimentação de cidades da Região Norte, a suspensão de medidas que taxam o agronegócio, o pedido de apoio para instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Londrina, a criação de políticas de acesso e permanência estudantil, além da a intermediação de novos recursos para a retomada e conclusão de obras paradas durante a pandemia.

O deputado estadual Tercílio Turini (PSD) também encaminhou solicitação para a implantação de um contorno rodoviário na zona leste de Londrina. 

A proposta da Assembleia é realizar outras sessões itinerantes em outras cidades paranaenses.

Leia também