Fonte: Assessorias ACIL/FACIAP
O Grupo DataCenso divulgou nesta terça (30) a primeira parte da pesquisa realizada pela FACIAP, com apoio da ACIL, direcionada às preferências do consumidor para as compras do Dia dos Namorados.
De caráter estadual, a pesquisa ouviu 605 consumidores entre os dias 17 e 22 de maio nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão e Pato Branco.
Em Londrina, os presentes favoritos são as roupas, procuradas por 39% dos entrevistados. Perfumes e cosméticos (30%) vêm na sequência, seguidos por calçados (14%), joias e relógios (9%), flores (6%), chocolates (3%), cestas de café/cestas em geral (3%), celulares e smartphones (3%), artigos esportivos (3%), livros (1%) e acessórios (1%), enquanto outros 3% ainda não sabem o que presentear.
Na cidade, 62% dos consumidores pretendem fazer compras antecipadas, mas 38% vão deixar para a última hora, até para ver se surgem promoções.
E são justamente as promoções e os descontos que mais atraem o consumidor londrinense, preferidos por 59% dos entrevistados. O bom atendimento (45%), a divulgação dos produtos (20%), as formas de pagamento diferenciadas (14%) e a qualidade do produto (6%) também são importantes para atrair os clientes.
“Esta primeira etapa da pesquisa traz dados interessantes para que os lojistas consigam elaborar estratégias e atrair o consumidor, seja praticando um preço competitivo ou investindo no treinamento para garantir um bom atendimento. É importante buscar alternativas para fortalecer a economia e recuperar o otimismo”, destaca Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
A pesquisa para o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, será divulgada em duas etapas. Os dados completos serão disponibilizados na próxima semana.