Fonte: Agência UEL
O professor Sílvio Teixeira, do Departamento de Ciências Contábeis, do CESA, conquistou o 1º lugar no Prêmio Deloitte 2016, que reconheceu boas indicações para a gestão pública, durante o XVI International Conference in Accounting, realizada na USP, entre 27 e 29 de julho. O prêmio foi conquistado na categoria Auditoria e Perícia e dá direito à publicação imediata do trabalho em periódico nacional e até internacional.
A pesquisa "Efeito moderador das deficiências do controle interno na relação entre seus determinantes e consequentes", feito em parceria com o professor Paulo Roberto da Cunha, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), é resultado dos estudos do professor sobre controle interno das empresas. O professor analisou 1.403 problemas de controle divulgados por grandes empresas, durante três anos. Os dados foram coletados na Bolsa de Valores e junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O professor concluiu que a falta de controle interno, um selo de qualidade para a chamada auditoria interna, traz sérios prejuízos para as empresas que amargam atraso na divulgação de dados oficiais, aumento nos valores de honorários, republicação de balanços e opiniões modificadas de auditores. De acordo com o estudo, em 25% dos casos houve deficiência nos controles internos, ou seja, o Brasil sofre com a falta de qualidade de informação nesta área.