Professor da UEL conquista 1º lugar em prêmio da USP

Fonte: Agência UEL O professor Sílvio Teixeira, do Departamento de Ciências Contábeis, do CESA, conquistou o 1º lugar no Prêmio Deloitte 2016, que reconheceu boas indicações para a gestão pública, […]

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar Professor da UEL conquista 1º lugar em prêmio da USP no Linkedin Compartilhar Professor da UEL conquista 1º lugar em prêmio da USP no Twitter Compartilhar Professor da UEL conquista 1º lugar em prêmio da USP no Facebook

Fonte: Agência UEL

O professor Sílvio Teixeira, do Departamento de Ciências Contábeis, do CESA, conquistou o 1º lugar no Prêmio Deloitte 2016, que reconheceu boas indicações para a gestão pública, durante o XVI International Conference in Accounting, realizada na USP, entre 27 e 29 de julho. O prêmio foi conquistado na categoria Auditoria e Perícia e dá direito à publicação imediata do trabalho em periódico nacional e até internacional.

A pesquisa "Efeito moderador das deficiências do controle interno na relação entre seus determinantes e consequentes", feito em parceria com o professor Paulo Roberto da Cunha, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), é resultado dos estudos do professor sobre controle interno das empresas. O professor analisou 1.403 problemas de controle divulgados por grandes empresas, durante três anos. Os dados foram coletados na Bolsa de Valores e junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O professor concluiu que a falta de controle interno, um selo de qualidade para a chamada auditoria interna, traz sérios prejuízos para as empresas que amargam atraso na divulgação de dados oficiais, aumento nos valores de honorários, republicação de balanços e opiniões modificadas de auditores. De acordo com o estudo, em 25% dos casos houve deficiência nos controles internos, ou seja, o Brasil sofre com a falta de qualidade de informação nesta área. 

Leia também