Dia dos Pais

Vendas do Dia dos Pais ficaram abaixo de 2022 no Paraná, revela pesquisa

Entre os motivos apontados para a queda nas vendas, estão o cenário político e econômico atual (68%) e o menor poder de compra dos consumidores (40%), segundo o instituto Datacenso.

Equipe ACIL

Compartilhar Vendas do Dia dos Pais ficaram abaixo de 2022 no Paraná, revela pesquisa no Linkedin Compartilhar Vendas do Dia dos Pais ficaram abaixo de 2022 no Paraná, revela pesquisa no Twitter Compartilhar Vendas do Dia dos Pais ficaram abaixo de 2022 no Paraná, revela pesquisa no Facebook

Fonte: Assessoria ACIL

As vendas de presentes para o Dia dos Pais ficaram abaixo dos patamares de 2022, apresentando uma queda de -3,6%, em média, no Paraná. Dentro dessa perspectiva, Londrina apresentou uma queda menor, de -2,3%, mesmo número de Maringá. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (21) em pesquisa feita pelo Instituto Datacenso, a pedido da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná -, com apoio da ACIL.

A região com melhor desempenho no Paraná foi Ponta Grossa (-0,1%). A maior queda foi registrada em Curitiba (-6,9%), seguida de Cascavel (-6,2%), Guarapuava (-5,8%) e Francisco Beltrão (-4,8%).

O Instituto ouviu 604 comerciantes em todas as regiões do Estado do Paraná nos dias 16 e 17 de agosto. A pesquisa apresenta margem de erro de 4% e grau de confiança de 95%, segundo o Datacenso.

Entre os motivos apontados para a queda nas vendas, estão o cenário político e econômico atual (68%) e o menor poder de compra dos consumidores (40%), segundo os comerciantes londrinenses ouvidos pelo instituto.

O baixo poder de compra pode ser exemplificado pela forma de pagamento mais utilizada em Londrina: a prazo no cartão de crédito, preferida em 68% das vendas. Em seguida, vieram o PIX à vista (11%), o crediário de loja (8%), o cartão de crédito à vista (6%), o cartão de débito à vista (6%) e o dinheiro à vista (2%).

“Apesar de pequena, houve uma queda nas vendas de Londrina em comparação ao ano passado, provavelmente por conta de uma redução no poder aquisitivo da população e das taxas de juros, que continuam altas. Por isso, a maioria dos consumidores da cidade optou por comprar a prazo no cartão de crédito”, destaca Angelo Pamplona, presidente da ACIL.