Almoço com Empresários

Gustavo Melles fala sobre Inteligência Artificial em Almoço com Empresários da ACIL

Fundador do site BuscaIA.com abordou o tema “Inteligência Artificial: amiga ou ameaça?” em evento realizado pela ACIL.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Gustavo Melles fala sobre Inteligência Artificial em Almoço com Empresários da ACIL no Linkedin Compartilhar Gustavo Melles fala sobre Inteligência Artificial em Almoço com Empresários da ACIL no Twitter Compartilhar Gustavo Melles fala sobre Inteligência Artificial em Almoço com Empresários da ACIL no Facebook

Fonte: Assessoria ACIL

A Inteligência Artificial (IA) já não pertence mais a um futuro distante. Pelo contrário, faz parte do nosso dia a dia e vem se tornando uma ferramenta importantíssima para nos poupar trabalho. Isso mesmo. Em vez de roubar empregos, a tecnologia tende a facilitar a vida. É o que diz Gustavo Melles, fundador do site BuscaIA.com ao abordar o tema Inteligência Artificial: amiga ou ameaça? durante Almoço com Empresários realizado pela ACIL no Restaurante Ermetto, em Londrina, em parceria com Garanticoop, Hospitalar, Sicoob e Totvs. 

“A Inteligência Artificial é um assunto que nos intriga bastante. Muitas vezes achamos que ela está longe, mas na verdade está bem perto, pronta para mudar nossas relações com o trabalho e acelerar a produtividade. Precisamos olhar essa ferramenta como uma aliada, algo que certamente vai facilitar nossa vida e trazer um desenvolvimento ainda inédito para a civilização”, comentou Angelo Pamplona, presidente da ACIL. 

Gustavo Melles começou a palestra com um vídeo inteiramente feito por inteligência artificial, onde a imagem do próprio palestrante apareceu discorrendo sobre o tema. “Já é um exemplo de como a inteligência artificial pode nos ajudar no dia a dia”, ressaltou Gustavo, que também é publicitário e entusiasta da inovação e da tecnologia. 

O tema foi contextualizado a partir de um retrospecto histórico relembrando os experimentos de Alan Turing, inventor de uma máquina em 1936 que se transformaria nos primórdios do computador. A evolução da comunicação humana também foi retratada para ilustrar a palestra.

“A gente tem que ter medo da inovação? Vamos perder o nosso emprego, a nossa função? Só vamos perder a nossa função se não acompanharmos a inovação. A gente tem que pensar nisso com os nossos colaboradores. Temos que incentivá-los a utilizar a tecnologia e a inovação”, acrescentou Melles, destacando: “Eu tenho uma teoria de que a Inteligência Artificial e o Metaverso não são concorrentes, mas complementares. O Metaverso é um canal de conversa que liga interlocutores. A Inteligência Artificial é uma ferramenta que serve para nos auxiliar”.

Com o ímpeto de ajudar a popularizar o uso da inteligência artificial, Gustavo Melles criou o site BuscaIA.com para difundir as diferentes ferramentas disponíveis hoje, especialmente dedicadas a texto, imagem, escritório, áudio e design: “Eu fui filtrando e entendendo as ferramentas que o pessoal mais precisava”.

Ferramentas como o ChatGPT, por exemplo, estão exigindo um novo tipo de raciocínio: “Com a inteligência artificial, não buscamos mais todas as respostas, mas aprendemos a fazer a pergunta certa. A gente tem que saber fazer a pergunta, porque quem vai nos auxiliar com a resposta é a tecnologia. É muito difícil ter uma resposta sem saber fazer a pergunta”.

A partir de diversos exemplos, Gustavo Melles demonstrou aos empresários que a Inteligência Artificial não deve ser temida. Pelo contrário, precisa ser incorporada ao cotidiano das empresas para apresentar soluções e economizar tempo. “Precisamos aprender a utilizar as ferramentas de Inteligência Artificial a nosso favor. Ela veio para tirar o nosso trabalho, não o nosso emprego. Vamos utilizar a Inteligência Artificial para ter mais tempo livre”, concluiu.

Para conhecer mais sobre Gustavo Melles e as ferramentas de Inteligência Artificial, basta acessar buscaia.com

Leia também