ACIL Jovem

ACIL e Instituições de Ensino Superior assinam Carta de Intenções para difundir o empreendedorismo

Assinatura ocorreu no Hub da ACIL, espaço criado há cerca de um ano justamente para estimular as iniciativas inovadoras

Equipe ACIL

Fonte: Assessoria ACIL

ACIL, ACIL Jovem e Governança das IES fecharam parceria nesta terça (31)

A Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL -, assinou nesta terça-feira (31) uma Carta de Intenções com a Governança das Instituições de Ensino Superior de Londrina, estabelecendo parcerias para trabalhar, junto aos alunos, a sensibilização para o empreendedorismo e a inovação. A assinatura ocorreu no Hub da ACIL, espaço criado há cerca de um ano justamente para estimular as iniciativas inovadoras na sede da Associação.

Chamada de Programa Zero, a iniciativa é considerada o primeiro passo para a ocupação do Hub da ACIL, dentro de um planejamento em etapas que conta com a participação do Sebrae. À frente do Programa Zero está o Conselho do Jovem Empresário – também chamado de ACIL Jovem -, criado em 2006 para fomentar lideranças empresariais.

“O objetivo principal é fomentar o empreendedorismo, o associativismo e as novas lideranças”, destaca Thiago Zampieri, coordenador do Programa Zero e também presidente do APL de TIC (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação). “Eu costumo dizer que a pessoa aprende o empreendedorismo não apenas para ter o próprio negócio, mas também para lidar com o negócio dos outros. Com isso, ela acaba criando uma sociedade mais forte. E este é o princípio do associativismo, pensar na união para gerar o coletivo”, acrescentou.

Desafio

O desafio surgiu logo no início da gestão de Angelo Pamplona à frente da ACIL, quando a vice-presidente Vera Almeida sugeriu que a ACIL Jovem criasse iniciativas para ativar o Hub por intermédio da inovação.

“Logo que eu fui nomeado diretor Jovem Empresário e presidente do Conselho Jovem pelo Angelo Pamplona, a Vera me colocou um desafio: precisamos movimentar esta sala e trazer a inovação para dentro da ACIL. Foi aí que surgiram as conversas com o Sebrae. A nossa missão é pensar o futuro. Não se faz futuro sem pensar na base, sem educar. Então o Programa Zero tem que começar pelos bancos da Academia. Londrina sempre foi vanguardista, sempre foi ousada e sempre prezou as grandes iniciativas e as ideias novas”, revelou Guilherme Lopes.

Conexões

Presidente da Governança das Instituições de Ensino Superior (IES) e reitora da Unopar, Flávia Frutos exaltou a criação de conexões e parcerias que estimulem os alunos: “Para as instituições, é enriquecedor traçarmos uma via de mão dupla com o mercado, com os empreendedores, e suscitar isso nos nossos alunos. Também queremos alunos mais protagonistas, desenvolvidos nas suas competências sócio-emocionais, e não somente nas técnicas. Não tenho dúvidas sobre o sucesso dessa parceria”. A Governança das IES é formada por representantes da Anhanguera Unopar, IFPR, Inesul, Positivo, PUCPR, UEL, Unicesumar, Unifil, Unisena/PR e UTFPR.

Entre os objetivos da Carta de Intenções assinada pela ACIL e pelas IES estão “a cooperação em editais e inovações; utilização mútua dos espaços da Instituições de Ensino e do espaço de inovação da ACIL; parceria em eventos, debates, painéis e cursos; fomento em grupos; participação em missões de inovação; colaboração em eventos; proximidade com empresas e ações para promover o empreendedorismo local e a disseminação do associativismo”, segundo o documento.