Conexão Empreender

Evento reúne Núcleos do Empreender para avaliar as conquistas e encerrar as atividades de 2023

O Conexão Empreender foi realizado nesta terça (28) para celebrar as ações do ano.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Evento reúne Núcleos do Empreender para avaliar as conquistas e encerrar as atividades de 2023 no Linkedin Compartilhar Evento reúne Núcleos do Empreender para avaliar as conquistas e encerrar as atividades de 2023 no Twitter Compartilhar Evento reúne Núcleos do Empreender para avaliar as conquistas e encerrar as atividades de 2023 no Facebook

Fonte: Assessoria ACIL

O evento Conexão Empreender foi realizado nesta terça (28), no Auditório da ACIL, para celebrar o fechamento das atividades do ano pelos núcleos do Programa Empreender, que desde 1999 – há quase 25 anos – vem espalhando a semente do associativismo por intermédio da ACIL, com apoio do Sebrae e de várias outras entidades, como Codel, IPPUL, CMTU e Sincoval.

A celebração deu o tom do encerramento anual, impulsionado pelas conquistas e agradecimentos. “É um prazer recebê-los na ACIL, eu venho do Empreender e estou há 14 anos no Núcleo da Sergipe, que deu à rua o protagonismo que ela tem hoje. A partir da participação no Programa Empreender, eu cheguei à presidência da ACIL”, destacou Angelo Pamplona. 

“O Programa Empreender existe na ACIL desde 1999 e é referência em promover a união de forças e fortalecimento do associativismo apoiando empresários com os mesmos desejos e necessidades”, acrescentou Suzana Bachega, coordenadora do programa na Associação.

Setoriais

Diretora de Serviços da ACIL, membro do Comitê do Programa Empreender e coordenadora de Núcleos, Sheila Dal Ry Issa lembrou que a iniciativa ajuda a superar as dificuldades do empreendedorismo: “O associativismo é crescer e fortalecer. O propósito maior é a união do associativismo que faz a gente estar aqui fortalecendo e pensando no bem de todos e da sociedade”. Sheila está à frente dos Núcleos Setoriais, que reúne profissionais de um mesmo segmento ou área.

Multissetoriais

“A frase ‘A união faz a força’ é muito verdadeira. Quando nós montamos o grupo na Av. Duque de Caxias, nós tínhamos muitos problemas e vocês sabem disso. Nós hoje somos amigos e não importa se somos do mesmo ramo. Nós nos unimos e lutamos pelo nosso bem comum”, ressaltou Luiz Carlos Euzébio, diretor Secretário da ACIL, membro do Comitê do Programa Empreender e coordenador dos Núcleos Multissetoriais, dedicados a ruas específicas da cidade.

Em seguida, cada núcleo do Programa Empreender fez uma rápida apresentação de cinco minutos para mostrar os trabalhos realizados em 2023 e as conquistas obtidas. 

Consultores

O NCA – Núcleo de Consultores – foi representado por Vera Mairink, que demonstrou os diversos aspectos em que uma boa consultoria pode salvar uma empresa e levantar o empreendimento, propondo soluções para os principais problemas enfrentados pelo dia a dia corporativo.  

Calçadão

Pelo Núcleo do Calçadão, Luiz Roberto falou das ações para revitalizar o Centro e a importância da retirada dos ambulantes irregulares do local: “O objetivo é a revitalização do Calçadão por intermédio da união dos empresários com apoio das instituições, resgatando um ambiente seguro, atrativo e favorável às atividades culturais, habitacionais, sociais e comerciais formalizadas, garantindo a sua identidade e seu valor histórico”.

Farmácias de Manipulação

O Núcleo das Farmácias de Manipulação destacou várias atividades, muitas delas voltadas à compra conjunta e à mão de obra qualificada. Na Cosmeteria Gourmet, durante um Congresso de Estética no Hotel Blue Tree, em Londrina, o Núcleo recebeu pedidos e entregou manipulações em tempo real, em apenas 15 minutos. Em outro evento, o Núcleo reuniu mais de 120 nutricionistas para repassar fórmulas farmacêuticas diferenciadas.

Arquitetura

Silvana Bonafine, do IARQ – Negócios em Arquitetura -, destacou a celebração em torno dos dez anos da formalização do Núcleo, que possui CNPJ e marca registrada, traçando um retrospecto histórico do grupo. Com o projeto Sobra, o IARQ foi incubado no Construhub como startup em 2023, reaproveitando rejeitos de construção. O IARQ também foi responsável pela reforma da sede da ACIL, conferindo novos ambientes. 

Corretores de Seguros

A melhoria dos processos internos das corretoras e as soluções que podem ser apresentadas aos empresários guiaram os trabalhos do Núcleo de Corretores de Seguros, representado por Marcelo Manhas. O Núcleo objetiva a formação de um hub para filtrar informações, reduzir as dúvidas e proteger o empresário por intermédio dos seguros. 

Rua Sergipe

Solange Ramalho, do Núcleo Rua Sergipe, mostrou como a via se transformou após o início das reuniões do grupo, em 2009, com o objetivo de propor a revitalização da rua, criando ambientes favoráveis às atividades comerciais, habitacionais, culturais e sociais, garantindo a identidade e o valor histórico, priorizando as pessoas. Atualmente, o Núcleo abrange 11 quadras com cerca de 430 empresas. O Dia da Sergipe chegou à 12ª edição em 2023 e é considerado o maior evento de rua do Paraná.

Terceiro Setor

O Núcleo Rede Terceiro Setor foi definido pelo representante Paulo Araújo: “Nossa missão é apoiar e contribuir para o desenvolvimento, fortalecimento e gestão das organizações do terceiro setor de Londrina. Nosso objetivo é social, nosso objetivo é sustentável, é melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em Londrina e melhorar o desenvolvimento da cidade”, afirmou.

Rua Guaporé

“Nosso objetivo é propor a revitalização da Rua Guaporé, criando um ambiente seguro e competitivo, favorável às atividades comerciais, culturais, sociais e habitacionais, fortalecendo o ambiente através da união dos empresários, com apoio das instituições”, assegurou Marcia Cescato, do Núcleo Guaporé. A principal pauta de 2023 foi direcionada à melhoria da segurança da região. 

Nossa Duque

Fábio Luporini, representante do Núcleo Nossa Duque, exaltou a importância da via: “É a primeira grande rua comercial da cidade, com vocação comercial. Além de tudo ela é histórica. Mas a gente não quer ficar preso ao passado, a gente quer transformar a rua para o futuro e propor melhorias constantes para que a rua se desenvolva”. Entre as conquistas, estão o recapeamento asfáltico, a limpeza na fiação dos postes, a implantação da zona azul e a possibilidade de circulação de veículos na canaleta destinada aos ônibus.  

Comunicação

Surgido em 2023, o Núcleo de Comunicação já tem nome: Londrina Mídia Hub. “O Núcleo reúne profissionais altamente capacitados e habilitados na área da comunicação. A comunicação de uma empresa e de um negócio deve ir muito além da vitrine das lojas. Nós acreditamos no poder da colaboração e do associativismo, e atuamos em conjunto para promover o potencial da comunicação com resultados positivos para o seu negócio”, revelou Douglas Lopes.  

Novo Centro

“Transformar o centro de Londrina em um marco do desenvolvimento urbano a partir de estratégias e ações que devolvam seu protagonismo e sua atratividade econômica, social e cultural. Estamos olhando o que está acontecendo no mundo em termos de recuperação de áreas centrais degradadas, os projetos que estão dando certo e discutindo com a comunidade em geral para ver quais ações serão aplicadas efetivamente em Londrina”, explicou Gerson Guariente, representante do Núcleo Novo Centro e diretor Institucional da ACIL.

Palestra

Após a apresentação dos Núcleos, o Padre Ademar Lorenzetti comandou uma palestra com o tema Empreender com raça e graça: “Na raça e na graça é como a gente deve buscar viver a nossa vida, porque se você for só na raça, vai faltar energia depois. Porque a graça, independente da espiritualidade que você tem, é aquilo que te dá ânimo. Graça vem da alma, que é ânima, quando Deus sopra o ânimo da vida em nós”, afirmou.

Leia também