deputados federais

Deputados federais e entidades realizam evento de prestação de contas

Entidades foram representadas por ACIL, SRP, Sebrae, Estação 43, Sinduscon, Sindimetal, Governança do MasterPlan, SESCAP-LDR, CEAL e Secretaria de Saúde de Londrina.

Equipe ACIL

Fonte: Assessoria ACIL

A segunda edição da Prestação de Contas com Deputados de Londrina e Região foi realizada na segunda-feira (11), na sede da Sociedade Rural do Paraná, em Londrina. O evento contou com a participação dos deputados federais Diego Garcia, Filipe Barros, Luisa Canziani e Marco Brasil. As entidades foram representadas por ACIL, SRP, Sebrae, Estação 43, Sinduscon, Sindimetal, Governança do MasterPlan, SESCAP-LDR, CEAL e Secretaria de Saúde de Londrina.

Na pauta estavam temas espinhosos como o Contorno Leste, a destinação de verbas para a área da saúde, o ICMS e a emenda de bancada que pedia recursos para finalizar a construção do Teatro Municipal de Londrina.

MasterPlan

Contratado pelas entidades para coordenar a execução do MasterPlan Londrina 2040, o executivo Diego Menão abriu o encontro fazendo uma apresentação do planejamento estratégico, destacando a importância de ser incorporado às ações dos deputados. “Não há força individual que suporte a vontade coletiva de fazer acontecer. Qualquer investimento é mais seguro quando há um plano integrado e uma governança para a gente colocar o investimento no lugar correto”, destacou Menão.

Em seguida, cada deputado contou com oito minutos para relatar os benefícios conquistados para Londrina. Na sequência, o teto da Saúde entrou em discussão, uma vez que a cidade vem recebendo uma quantia considerada inferior à sua relevância como pólo regional do setor.

Saúde

“Há bastante tempo a gente vem acompanhando e, recentemente, fomos ao Ministério da Saúde participar de uma reunião para tratar justamente sobre essa pauta. A resposta é que o Ministério vem avaliando os extra-tetos”, destacou Diego Garcia. Para Filipe Barros, que também vem acompanhando a questão, “o teto está desatualizado”. Luísa Canziani ressalta que é preciso diálogo com o poder federal: “A nossa ideia é sensibilizar a ministra Nísia [Trindade Lima, da Saúde] sobre a importância de aumentar o nosso teto”. Para Marco Brasil, “a saúde é um problema de todo o Brasil, saúde e moradias são pautas que eu trabalho na Câmara Federal”.

Contorno Leste

Já o Contorno Leste levantou questionamentos, uma vez que o Governo do Paraná pediu a assinatura dos prefeitos da região para incluir a obra nas concessões do pedágio. “No dia 13 de novembro tivemos um retorno da reunião feita em junho para tratar com o ministro Renan Filho (Transportes) sobre o Contorno Leste. No ofício, o ministério respondeu que será inserido nos estudos paranaenses. Há poucos dias o ministro recebeu a bancada do Paraná para tratar do Lote 4 e de obras de duplicação. Pedi para que incluísse novamente o Contorno Leste. Eu, particularmente, não estou seguro”, destacou Diego Garcia. “Temos trabalhado juntos para tentar novas reuniões, acompanhar esse processo e não sermos pegos de surpresa, para garantir isso no próximo contrato de concessão.”

Para Filipe Barros, o problema está dentro da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Paraná: “Não é segredo que existe uma resistência da secretaria. Só vai ser resolvido se houver uma pressão da secretaria e do próprio governo do Estado. Exigir que os prefeitos assinem é fugir de responsabilidades”, avaliou. “Assino embaixo o que o Filipe trouxe, nenhuma outra cidade e em nenhuma outra obra os prefeitos tiveram que se submeter a uma assinatura. Não abrimos mão”, reivindicou Luisa Canziani. Marco Brasil também se manifestou: “Não desejam que Londrina cresça. Se não houver uma força coletiva, um interesse de união, de lideranças, não vamos chegar a lugar nenhum”, argumentou.

Teatro Municipal

Quanto à construção do Teatro Municipal, houve mobilização a partir do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial para que a obra recebesse recursos de uma emenda de bancada. A ideia foi encampada por deputados federais, mas o coordenador da bancada, Toninho Wandscheer, declarou que, por conta de um erro, a emenda não foi incluída. “Nós tivemos a palavra do coordenador da bancada do Paraná de que a emenda seria acolhida dentro das emendas de bancada, havia esse compromisso. Após a publicação, descobrimos que não estava a emenda destinada ao Teatro Municipal”, lembrou Diego Garcia.

Itinerância

O evento de Prestação de Contas deve ser itinerante, para ocorrer em todas as entidades participantes. Angelo Pamplona, presidente da ACIL, confirmou o interesse da Associação em sediar a próxima edição. “A nossa característica é ter as lideranças puxadas pelas entidades. Nós estamos fazendo isso e puxando as pautas que a nossa sociedade precisa. Uma delas foi a do Teatro Municipal, com a participação dos deputados. Infelizmente não deu certo, mas isso é uma experiência para que nós possamos ao longo de 2024 trabalhar em outras demandas também, por isso fica o nosso agradecimento aos deputados”, acrescentou.

Na quinta-feira (14), o encontro será realizado com os deputados Estaduais, com presenças confirmadas de Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Tercílio Turini e Tiago Amaral.