Comissão de Infraestrutura

Com projeto entregue ao governador, Viaduto da Esperança começa a se tornar realidade

Obra prevê a elevação da Av. Esperança sobre a BR-369 na altura de Cambé.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Com projeto entregue ao governador, Viaduto da Esperança começa a se tornar realidade no Linkedin Compartilhar Com projeto entregue ao governador, Viaduto da Esperança começa a se tornar realidade no Twitter Compartilhar Com projeto entregue ao governador, Viaduto da Esperança começa a se tornar realidade no Facebook

Fonte: Comissão de Infraestrutura

Já está com o Governo do Paraná o projeto executivo do Viaduto da Esperança, que vai melhorar o fluxo na BR-369m na altura de Cambé. A entrega ao governador Ratinho Junior foi feita nesta quarta-feira (28) pelo prefeito Conrado Scheller, acompanhado do deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Angelo Pamplona. Os três fazem parte da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, que tem lutado pela construção do viaduto. A obra prevê a elevação da Av. Esperança sobre a BR-369.

“Essa obra é uma das prioridades da Comissão de Infraestrutura, porque terá um grande impacto não apenas para Cambé, mas para Londrina e toda a região. A BR-369 é uma das rotas mais importantes e mais usadas para viagens e transporte de cargas”, explica Tiago Amaral.

O governador Ratinho Junior tem o mesmo entendimento e se comprometeu com a obra: “O Governo do Estado está disposto a colaborar nesta obra apresentada pela Prefeitura de Cambé com os recursos necessários”.

Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o viaduto, “além de ajudar na mobilidade e na logística do Norte do Paraná, vai salvar vidas com uma estrutura muito mais segura”.

“As obras de infraestrutura na Região Metropolitana de Londrina são essenciais para dar fluidez e segurança ao trânsito de pessoas e produtos, uma vez que o movimento é cada vez mais intenso graças à efervescência econômica local. O Viaduto da Esperança vai ajudar a salvar vidas e a melhorar as conexões entre cidades com fortes relações comerciais”, ressalta Angelo Pamplona, presidente da ACIL.

Segurança e desenvolvimento

O Viaduto José do Carmo Garcia, na Bratislava, já é uma realidade há quase dois anos. “Assim que o Viaduto da PUC ficar pronto e tivermos também o da Esperança, acabam os semáforos entre Londrina e Arapongas”, pontua Tiago Amaral.

O prefeito Conrado Scheller lembra que a BR-369 corta Cambé ao meio: “Quem precisa atravessar neste trecho encontra hoje uma grande dificuldade. Nós conseguimos solucionar um problema parecido com a obra do Viaduto Bratislava e esperamos, com esta intervenção, transformar Cambé mais uma vez”.

Em torno de 25 mil veículos de passeio e 6 mil caminhões passam por dia pela BR-369 na região de Londrina, segundo contagem do DER. É por isso que a Comissão de Infraestrutura, liderada pelo deputado Tiago Amaral, luta pelos viadutos na rodovia. “Precisamos também do Viaduto do Grêmio, em Londrina. É mais uma obra que vai facilitar o tráfego e reduzir o número de acidentes”, defende Tiago Amaral.

Com os viadutos, Londrina e região terão mais segurança viária na BR-369. Outro efeito positivo será o aumento da atratividade para a instalação de empresas, gerando mais desenvolvimento ao polo capitaneado por Londrina.

DNIT tem que aprovar

O projeto do Viaduto da Esperança, doado pela Prefeitura de Cambé, agora tem de passar pela aprovação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para que o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná possa executar a obra.

A construção de viadutos na BR-369 seria de responsabilidade do Governo Federal, mas o Governo do Paraná tem colocado recursos próprios. “Somos muito agradecidos ao governador Ratinho Junior por esse grande comprometimento com a população de Londrina e de todo o Norte do Paraná”, reconhece o deputado estadual Tiago Amaral.

Também estiveram presentes na apresentação do projeto o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti e a deputada estadual Cloara Pinheiro.

Leia também