Com taxa de ocupação acima de 70% na rede hoteleira, Londrina recebe visitantes do Brasil e do exterior durante o ano todo, não apenas para a participação em grandes eventos. É o que mostra a Sondagem de Mercado do Turismo, levantamento sobre o setor realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Governança de Turismo, e divulgado na semana passada.
Para chegar ao perfil do turista que visita Londrina, o estudo levantou informações com 309 visitantes, excluindo cidades da região metropolitana, como Cambé, Rolândia e Ibiporã. Quase 50% deles têm entre 20 e 39 anos, ou seja, a cidade recebe um público predominantemente jovem e escolarizado, sendo 36,5% com Ensino Superior e 14,8% com Pós-graduação. Do total, 49% vêm de municípios paranaenses. O estudo completo pode ser acessado no site Londrina Turismo (clique aqui).
No período de janeiro a setembro de 2023, passaram pela cidade 88 visitantes internacionais de 24 países diferentes, de acordo com registros de visitantes feito pelo Museu Histórico de Londrina.
A pesquisa revela que a maioria dos turistas que participaram do levantamento (20,44%) esteve na cidade para visitar amigos e familiares, passar férias (18,24%), a trabalho e negócios (12,67%) e participar de eventos (11,66%). Também se destacam a busca por cursos e qualificação profissional, tratamentos de saúde, passeios culturais e históricos, gastronomia local e passeios na natureza.
Dentre as pessoas que vieram motivadas por visitar familiares e amigos, apenas 14% relataram que este foi o único motivador da visita. As outras 86% relacionaram a viagem com o lazer e o descanso, para conhecer a gastronomia local, participação em eventos e negócios ou por motivos de saúde.
Entre os principais pontos turísticos citados na Sondagem aparecem, em primeiro lugar, o Lago Igapó, seguido do Calçadão de Londrina, Catuaí Shopping, Boulevard Shopping, Catedral, Museu Histórico, Jardim Botânico, Estádio do Café, Museu do Café, Autódromo Internacional, Rota do Café e Ambientes de Inovação. Cerca de 20% dos visitantes ouvidos informou ter gastado, em média, R$ 450,00 por dia, e 99,6% dos respondentes indicariam a cidade.
Conforme o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, esse levantamento é muito importante, pois consiste em um instrumento que embasará políticas públicas voltadas a estimular a vinda de mais visitantes para Londrina. Canziani destacou que os dados também contribuirão para o desenvolvimento do Planejamento de Turismo de Londrina, que está próximo da conclusão.
“Esse planejamento é um conjunto de ações que estamos elaborando, juntamente com o ecossistema do Turismo, para fortalecer cada vez mais o turismo na nossa cidade. Temos questões como o turismo de eventos, a ampliação dos espaços para eventos, novos voos para Londrina e o fortalecimento do turismo rural. A previsão é que esse documento seja entregue em abril, e ele vai contribuir muito para que a gente possa consolidar, cada vez mais, o turismo na nossa cidade”, salientou.
A presidente do Visite Londrina Convention Bureau, Hérika Galli, salientou que o turismo tem se fortalecido cada vez mais na cidade, e que a população vem se conscientizando de que o setor turístico gera renda, empregos e desenvolvimento.
“A divulgação do levantamento é muito importante, pois ela ajuda a mostrar ao público informações que, anteriormente, nós só tínhamos internamente”, disse.
Ainda segundo Galli, diversas ações têm contribuído para o desenvolvimento do setor de turismo londrinense. “Após a pandemia, graças ao trabalho conjunto do setor privado e dos órgãos públicos, a cidade conseguiu resgatar os eventos, e tem muitos deles acontecendo. Para o futuro próximo, teremos medidas como a ampliação do Aeroporto de Londrina e a revitalização do Parque Arthur Thomas – marco do aniversário de 90 anos da cidade –, entre outras. Londrina tem muito potencial para o turismo, e gradualmente a população está se dando conta disso”, afirmou.
A presidente do Visite Londrina Convention Bureau frisou, também, que a taxa de ocupação dos hotéis de Londrina tem vivenciado um aumento expressivo. Se, em 2022, 50% dos hotéis tiveram a taxa de ocupação entre 50%-60%, e 40% dos estabelecimentos tiveram a taxa de ocupação entre 70%-80%, no ano passado, 93,8% dos hotéis apresentaram taxa de ocupação superior a 70%.
De acordo com a diretora de Turismo da Codel, Tatiana Porto, o objetivo da administração municipal é melhorar cada vez mais a experiência dos turistas que vêm a Londrina. “Queremos que essa pessoa se hospede, aprecie nossa gastronomia e nossos atrativos turísticos. Por isso, o resultado dessa pesquisa é fundamental para termos um norte, para moldar políticas que atendam às demandas dos visitantes, realizar um planejamento urbano eficiente e planejar estratégias para o turismo”, concluiu.
MEI e microempresas – De acordo com o levantamento, Londrina concentra 48.244 empresas no setor de turismo, sendo que 88% delas são formadas por microempreendedores individuais (MEI) e microempresas (ME). São meios de hospedagem, serviços de alimentação, locadora de veículos, agências de viagens, organizadores de eventos, transportadoras turísticas, centros de convenções e prestadores de serviços de infraestrutura de apoio para eventos.