Boa tarde, amigos. Tudo certo com vocês?

Nesta quinta (13) participamos de um almoço com empresários onde o professor Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL, apontou dados importantes sobre o PIB de Londrina.
Durante a análise, ficou evidente como a cidade precisa de uma industrialização planejada, de cadeia longa, para ajudar também outros setores, como serviços e comércio. Ou seja, ao implementar uma política de industrialização coerente com suas vocações, Londrina será beneficiada como um todo, proporcionando mais investimento, emprego e renda.
Precisamos desenvolver a indústria porque ela traz dinheiro ao vender seus produtos lá fora. A falta de indústrias em Londrina está enfraquecendo nosso PIB, uma vez que a economia da cidade baseia-se principalmente em serviços e comércio, que são importantíssimos, mas atraem poucos recursos de outras regiões.
Para fortalecer o PIB, precisamos de indústrias que agregam valor. E isso é possível com indústrias que atraiam outras grandes empresas e incorporem a tecnologia na produção. O valor é criado quando há inovação no processo ou no produto que será levado ao mercado. E esse valor precisa ser distribuído na economia da cidade para melhorar a qualidade de vida da população.
Boa parte dessa estratégia já está desenhada no MasterPlan Londrina 2040, um documento importantíssimo, feito a muitas mãos, capaz de nos conduzir à cidade do futuro. O MasterPlan deve ser conhecido e divulgado para ser efetivamente aplicado. Os candidatos à eleição deste ano devem abraçar o MasterPlan como um norte para a gestão pública.
A Londrina que queremos está em nossas mãos. Não podemos deixá-la escapar.
Até a semana que vem!
Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Frase da semana: “Se você falha em planejar, está planejando falhar” – Benjamin Franklin (1706-1790), jornalista, cientista e político norte-americano.