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Pesquisa da Faciap revela crescimento de vendas no Dia dos Namorados

Desempenho do comércio apresentou aumento de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado em todo o Paraná.

Equipe ACIL

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Fonte: Assessoria FACIAP

Pesquisa encomendada pela Faciap aponta que as vendas no comércio paranaense alusivas ao Dia dos Namorados de 2024 tiveram um desempenho positivo de 1,9% em relação ao ano passado. O estudo foi realizado pelo grupo Datacenso entre os dias 13 e 17 de junho, com 601 comerciantes de sete regiões do estado (Curitiba, Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Londrina). A pesquisa tem margem de erro de 4% e grau de confiança de 95%.

Segundo o presidente da Faciap, Fernando Moraes, este resultado positivo foi discreto mas já revela um certo otimismo dos consumidores. Em uma análise comparativa entre as regiões, Curitiba apresentou o maior crescimento nas vendas, enquanto Maringá registrou o menor.

Para o economista Claudio Shimoyama, o crescimento das vendas em diversos segmentos ao longo deste ano tem como um dos motivos a queda significativa da taxa de juros, que passou de 13,75% no ano passado para 10,50% neste ano. Outro fator importante, segundo ele, é o acesso facilitado ao crédito, que tem impulsionado o consumo. “A política atual do Banco Central tem influenciado na queda da inflação, na melhora do poder de compra e no aumento das vendas. O Paraná tem se destacado no crescimento das vendas devido ao aumento da produtividade do agronegócio, o que contribui para o bom desempenho econômico da região”, afirma Shomoyama.

Formas de pagamento
O parcelamento no cartão de crédito foi o método de pagamento predominante, especialmente em Londrina (50%) e Maringá (67%). Em seguida, o mais utilizado foi o pagamento à vista no cartão de crédito, especialmente em Guarapuava (55%). A maior utilização do cartão de crédito (66%) e a baixa participação do PIX mostram que o consumidor está com menos poder de compra agora, mas acreditando em honrar seus compromissos nos próximos meses.

Estratégias
Para promover suas vendas e fidelizar clientes, os comerciantes recorreram principalmente à divulgação em redes sociais e a promoções. Outras estratégias, como brindes e programas de fidelidade, também foram mencionadas.

Campanhas
A maior parte dos comerciantes lançou campanhas de vendas para o evento, com as redes sociais sendo o meio mais utilizado para divulgação.

Conforme explicou Fernando Moraes, “o sentimento geral dos comerciantes para os próximos meses é otimista, com a maioria demonstrando animação em relação às vendas futuras”, afirmou, ao destacar que a queda na taxa de juros, o acesso facilitado ao crédito e o aumento da produtividade do agronegócio são apontados como fatores que contribuíram para o crescimento das vendas e o desempenho econômico positivo da região.

Confira a pesquisa completa aqui.

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