O mundo estava em guerra quando o ucraniano Saul Elkind veio para o Brasil, em 1919. Ele, que lutou na Primeira Guerra Mundial, morreu em 1975, sem conhecer Londrina. Mas acabou emprestando seu nome a uma das vias mais importantes da cidade.
Infelizmente, a Ucrânia está em guerra novamente. Mas a Av. Saul Elkind conseguiu unir seus empresários no Núcleo Saul Elkind + Forte, lançado na terça-feira (30), superando as diferenças em prol do bem comum.
A formação do núcleo pelo Programa Empreender, uma parceria entre a ACIL e o Sebrae, mostra que a nossa Associação está atenta a todas as regiões. A zona norte, cuja Saul Elkind representa o potencial econômico, não poderia ficar de fora do nosso radar.
Este movimento teve a participação de vários parceiros, incluindo a Acirenor, Fecomércio, Sesc Senac, CMEG, Sesc Norte, Senac Londrina, Sincoval, SPB Comunicação, Sinfarlon, Sincap e Sindióptica, entre outras instituições, além de empresários e lojistas. São muitas as mãos unidas em torno da Av. Saul Elkind. Isso é associativismo.
Claro, a disputa comercial saudável sempre será uma qualidade do mercado local. O núcleo vai tratar do desenvolvimento macro, capaz de atrair consumidores para os mais diferentes segmentos.
Ainda há muito o que fazer. Mas o nosso diretor Carlos Euzébio tem um fôlego incansável para fazer o Programa Empreender girar pelas ruas, resolvendo problemas para que regiões importantes façam valer as suas vocações nessa múltipla e dinâmica cidade de Londrina.
Ah, preparem-se: o Dia da Saul Elkind será realizado em novembro!
Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Frase da semana: “Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso e trabalhar juntos é um sucesso” – Henry Ford (1863-1947), empresário norte-americano.