conversa com o presidente

Histórias iluminadas de Londrina

Documentário feito pela ACIL é um presente para o aniversário de Londrina e também para o Natal, mostrando como o passado pode moldar o futuro.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Histórias iluminadas de Londrina no Linkedin Compartilhar Histórias iluminadas de Londrina no Twitter Compartilhar Histórias iluminadas de Londrina no Facebook

Boa tarde, pessoal! Tudo certo?

Nesses dias em que Londrina está completando 90 anos, muita história sobre a cidade vem sendo trazida à tona. Aqui mesmo, na ACIL, produzimos o documentário Londrina 90 Anos – Um futuro a ser escrito, realizado pela nossa equipe de Marketing e Comunicação.

No vídeo, o jornalista e pesquisador Widson Schwartz explica que a nossa Associação exercia um papel fiscalizador sobre o poder público durante o Estado Novo de Vargas, quando os prefeitos eram nomeados em vez de serem eleitos. A ACIL cobrava a construção de estradas, escolas, hospitais. E o interventor Manoel Ribas, indicado para administrar o Paraná, não gostou. Acabou, na surdina, tentando fechar a ACIL, cuja representatividade se mostrou tão forte que a pressão contrária fez o interventor mudar de ideia.

São histórias como essa que fazem da ACIL o que somos hoje. Precisam ser lembradas, pois é assim que se constrói o futuro. Há muitos fatos bacanas no filme, que também traz ideias para chegarmos aos 100 anos em outro patamar de desenvolvimento.

É um presente da ACIL para Londrina. Afinal, a cidade e a Associação caminham juntas, quase com a mesma idade, rumo ao centenário. Ao lado da Casinha do Papai Noel e da nossa programação cultural, o filme também é um presente de Natal, para celebrar a vida e mostrar que o bem precisa estar sempre presente.

A todos os associados, colaboradores e familiares, os nossos sinceros votos de feliz Natal. Que a renovação se espalhe pelo ano de 2025, trazendo muita paz e muita luz a todos nós.

Angelo Pamplona, presidente da ACIL.

Frase da semana: “O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes, é a oportunidade” – Victor Hugo (1802-1885), escritor francês.

Leia também