Empresário formado em Administração de Empresas, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Marcus Buaiz atua há mais de 20 anos no ramo do entretenimento e comanda pelo menos oito empresas, além de investir em negócios de diversos segmentos.
Como palestrante do Lidere + Negócios, realizado em outubro, em Londrina, Marcus Buaiz falou sobre Liderança Empreendedora. Após a palestra no evento, o empresário conversou com Julia Simões, jornalista da ACIL, e concedeu a seguinte entrevista:
Vamos conversar com Marcus Buaiz, empresário e investidor com extensa experiência no ramo de entretenimento. Você acabou de fazer uma palestra e a gente viu que o público teve um feedback muito legal. Então, para começar, eu queria que você definisse para gente o que que é a liderança empreendedora, como que ela se diferencia de uma liderança tradicional, digamos assim?
MARCUS BUAIZ – Em primeiro lugar, estou muito honrado de estar aqui. Adoro estar em Londrina. Ver um evento como esse nos traz orgulho como brasileiro, porque é um evento de conexão, um evento de debate, de discussão, de conteúdo. Eu falava ali, no debate que a gente participou, que a liderança começa dentro de casa. Você, primeiro, tem que saber liderar o seu próprio tempo. O maior desafio é começar o dia fazendo uma reunião consigo próprio. É o que eu faço na minha vida, para contribuir com o cuidado das pessoas, e liderar é um ato solitário. É um poder de decisão, mas é um é um poder de decisão o tempo inteiro. Ao tomar decisões, você muda e complementa a vida de pessoas. Mas não se constrói projetos sem atos complementares de um time que também acredita e confia naquilo que você está trazendo como tese e como liderança. Então eu fiquei muito satisfeito, muito feliz com o debate do qual a gente participou e acredito muito que esse tipo de iniciativa faz com que a gente possa ter a criação de novos líderes no Brasil e, cada vez mais, o aperfeiçoamento dessa prática.
Como um gestor pode formar essas lideranças dentro da equipe? Quais as métricas que ele pode usar para medir o sucesso da equipe?
MARCUS BUAIZ -Primeiro, os números não mentem? Então podemos medir naturalmente através do resultado. Mas quando vou me predispor a investir num projeto, não trago apenas o número para a mesa, mas a crença naquele negócio, a crença naquela categoria, o propósito que aquilo tem. E aí sim, naturalmente, você traz o Business Plan e vê se fica de pé.
A gente sabe que um gestor sempre precisa se reinventar. Quais são os desafios que um gestor costuma encontrar nesse caminho para praticar uma liderança empreendedora e transmitir isso para a sua equipe?
MARCUS BUAIZ – Eu costumo dizer que você tem que amar muito o que você faz. Eu sou defensor de sociedade. Mas, se você não tem sócio, que você faça com que seu time sempre seja complementar àquilo, porque você não pode sonhar sozinho. Você tem que fazer com que as pessoas sonhem com você. Você só vence quando você tem um time que acredita no projeto.
Nós agradecemos mais uma vez por você estar aqui no nosso evento, por participar do nosso podcast. É um prazer ter você e toda sua experiência e bagagem aqui com a gente.
MARCUS BUAIZ – Eu fiquei muito honrado, muito feliz. Eu costumo dizer que são de projetos regionais que vão ser feitas grandes mudanças e grandes crescimentos no nosso país.