Boa tarde, pessoal! Tudo certo com vocês?
Há dois anos, aproximadamente, iniciamos um movimento para revitalizar o Centro de Londrina. Já sabíamos que seria um trabalho com ações de curto, médio e longo prazo.
Para nós, o Centro tinha jeito. Mas era preciso convencer as pessoas, ainda céticas e abaladas pela pandemia. Então o Núcleo Novo Centro, da ACIL, arrebanhou um pequeno exército de cidadãos abnegados e persistentes. Aos poucos, as coisas começaram a andar.
Conseguimos retirar os ambulantes ilegais da frente das lojas e destravamos a reforma do trecho 5 do Calçadão, parada em um órgão estadual.
Mais do que isso, porém, conseguimos convencer uma parte importante da população. Hoje vemos a revitalização ser encampada com vigor pelo poder público. É um momento histórico.
Por isso, neste sábado (18), vamos nos concentrar no Calçadão, em frente ao Banco do Brasil, às 10 da manhã, para dar um “abraço” simbólico em Londrina. A revitalização finalmente está visível nas ruas. Nossa manifestação será pacífica e vai contar com a alegria das celebrações.
Estamos vencendo. Nós, vocês, a população, a ACIL, o poder público e as entidades parceiras. Londrina está reconquistando o respeito pelo espaço público. Ainda há muito o que fazer, mas já tomamos posse dessas ruas que são nossas, de todos os cidadãos que fazem de Londrina uma cidade capaz de se renovar.
Venha dar o seu abraço em Londrina!
Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Frase da semana: “A cidade é um grande livro que se lê caminhando pelas ruas” – Ítalo Calvino (1923-1985), escritor e jornalista italiano.