Londrina

Londrina recebe 25 novos ônibus para o transporte coletivo

Veículos são equipados com ar-condicionado, rede wi-fi e carregadores individuais de celular.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Londrina recebe 25 novos ônibus para o transporte coletivo no Linkedin Compartilhar Londrina recebe 25 novos ônibus para o transporte coletivo no Twitter Compartilhar Londrina recebe 25 novos ônibus para o transporte coletivo no Facebook

Fonte: N.Com

O sistema de transporte coletivo público de Londrina recebeu 25 novos ônibus para a sua frota. Deste total, 21 veículos serão incorporados pela Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e os outros quatro pela Londrisul, concessionárias do transporte público na cidade. A entrega aconteceu nesta segunda-feira (10), na Praça do Centro Cívico, em frente à Prefeitura de Londrina (Avenida Duque de Caxias, 635).

Todos os novos ônibus são equipados com ar-condicionado, rede wi-fi e carregadores USB individuais de celulares em todos os bancos. Com a renovação da frota, Londrina passa a ter 101 veículos com ar-condicionado, número que chegará a 178 até o mês de maio. Isso representará 46% do total da frota.

O presidente da ACIL, Angelo Pamplona, esteve presente na cerimônia de entrega e aponta a novidade como um estímulo para o uso do transporte coletivo na cidade. “Esses ônibus vão oferecer mais conforto para usuário do transporte coletivo, com ar-condicionado, carregador de celular, Wi-fi, entre outras facilidades. É um estímulo para atrair novos usuários e um benefício para o trabalhador, para aqueles que usam o transporte no dia a dia”, destacou.

Os novos coletivos também são equipados com piso emborrachado, que garante isolamento térmico e acústico, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários, além de suspensão pneumática (suspensão a ar). Além disso, possuem sistema de comunicação entre o motorista e a concessionária, em tempo real, e também com os passageiros. A orientação por áudio aos passageiros sobre rota dos veículos e pontos de parada está em fase de implantação.

A renovação da frota está prevista no atual contrato de concessão, que entrou em vigor em 2019, após processo licitatório. O investimento total das empresas nos 25 novos carros foi de R$ 22,5 milhões. A frota do transporte coletivo público atual de Londrina é de 385 ônibus.

Linhas

Os novos ônibus vão atender 16 linhas em todas as regiões da cidade. Na zona leste, serão atendidas as linhas 106 (Guilherme Pires), 110 (Mister Thomas), 111 (Eucaliptos), 112 (Alexandre Urbanas) e 902 (Maritacas/Cidade Industrial).

Serão duas linhas na zona sul, 210 (União da Vitória) e 217 (Vivendas do Arvoredo) e uma na zona oeste: 307 (Avelino Vieira). A zona norte será contemplada com oito linhas: 404 (Heimtal), 405 (Maria Cecília), 406 (Aquiles Stenghel), 501 (Parador Terminal Vivi Xavier), 801 (Terminal Vivi Xavier/Centro Cívico/Acapulco), 803 (Terminal Vivi Xavier/Estação Catuaí), 806 (Saul Elkind/Estação Catuaí) e 904 (Terminal Vivi Xavier/Terminal Acapulco).

Leia também