Comissão de Infraestrutura

Entidades e representantes públicos participam da 1ª reunião da Comissão de Infraestrutura de 2025

Lideranças definiram estratégias para serem aplicadas ao longo do ano em prol do desenvolvimento da região de Londrina.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Entidades e representantes públicos participam da 1ª reunião da Comissão de Infraestrutura de 2025 no Linkedin Compartilhar Entidades e representantes públicos participam da 1ª reunião da Comissão de Infraestrutura de 2025 no Twitter Compartilhar Entidades e representantes públicos participam da 1ª reunião da Comissão de Infraestrutura de 2025 no Facebook

A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina realizou, nesta sexta-feira (21), a primeira reunião de 2025 na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Na pauta, estavam estratégias a serem estabelecidas para o ano, incluindo as principais obras a serem trabalhadas pelas diversas instituições, reunindo representantes da sociedade civil organizada e do poder público. 

Recém-empossada como presidente da ACIL, a empresária Vera Antunes apresentou-se e exaltou a importância da Comissão: “O trabalho realizado em conjunto pela sociedade civil organizada e o poder público, de forma persistente e meticulosa, vem obtendo resultados de grande interesse coletivo. Trata-se de uma instância de extrema relevância para o desenvolvimento de toda a nossa região, capaz de apresentar resultados concretos como a duplicação da PR-445, o Viaduto da Bratislava e o Viaduto da PUC. Aqui, vemos obras importantes para Londrina tornarem-se realidade”, ressaltou. 

Fundador da Comissão de Infraestrutura em 2017, Tiago Amaral reafirmou a sua participação nas reuniões como integrante. “Os princípios e fluxos estratégicos que a gente utiliza vêm de valores que mantivemos ao longo do tempo. São valores e objetivos claros que mantiveram essa Comissão em pé. Esta Comissão foi mantida por um propósito: unificar pautas prioritárias de toda a sociedade. Havia obras que eram demandadas há muito tempo e não saíam do lugar. Temos acompanhado a evolução dos resultados. O que nos importa são os resultados e, para isso, precisamos de estratégia”, destacou o prefeito de Londrina.

O radar da Comissão de Infraestrutura voltou-se para o Contorno Norte, a ampliação do aeroporto, a duplicação da PR-445 e a construção dos viadutos da Bratislava, do Grêmio, da PUC e Esperança. Para 2025, existe a possibilidade de serem incluídos na lista os viadutos da Bratac e do Jardim do Sol, entre outros, além de acompanhar a instalação do ILS no aeroporto e batalhar pela construção do Contorno Leste e implementação do Trem Pé Vermelho, ligando Londrina a Maringá. 

“Este é um trabalho com propósito, para trazer efetivamente prioridades e tratar obras com muito profissionalismo nas questões de nossa cidade. É um trabalho com liderança e resultado. Esta é a política em que eu acredito, que provoca efetivamente uma transformação na vida das pessoas”, afirmou a deputada federal Luísa Canziani, que passa agora a coordenar as ações da Comissão, incluindo a articulação com lideranças políticas e das esferas estaduais e federais.

Luísa Canziani acrescentou que esteve, junto com Tiago Amaral, com o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. No encontro, o ministro reafirmou a intenção de trabalhar pela instalação do ILS no aeroporto de Londrina ainda em 2025.

A reunião também contou com a presença de Brazil Versoza (CEAL), Gerson Guariente (ACIL), Nicolás Mejía (Grupo Folha), Rosinda Stremlow (AEPIC), Rodrigo Souza (PML), Decarlos Manfrim (CREA/CEAL), Liz Rodrigues (PML), Sergio Bonocielli (Grupo ATT), Fernando Bergamasco (PML), Marcelo El Kadre (SRP), Célia Catussi (Sinduscon), Rodrigo Geara (ACIL), Ricardo (Sindimetal) e Ovhanes Gava (Sincoval).

Leia também