Uma das grandes virtudes do associativismo é a capacidade de se renovar. As novas gerações chegam trazendo fôlego novo, ideias e entusiasmo, convivendo com os mais experientes em uma interação capaz de promover o crescimento mútuo.
Na ACIL, essa renovação é visível. Temos uma diretoria majoritariamente jovem, que atua ao lado de veteranos imprescindíveis à Associação, cujo conhecimento, acumulado na prática diária em defesa da coletividade, é inestimável. Contamos ainda com o Conselho Maior, composto por ex-presidentes, e o Conselho Deliberativo, formado por empresários reconhecidos pela atuação associativista ou por sua contribuição ao meio corporativo.
Além disso, iniciativas como a ACIL Jovem, ACIL Mulher e o Conselho da Pequena Empresa também desempenham o papel de atrair novos associados e formar futuras lideranças. A esse empenho soma-se o dinamismo dos núcleos do Programa Empreender, em constante diálogo com lojistas e prestadores de serviços.
Sim, a ACIL está se rejuvenescendo às vésperas de completar 88 anos. São mais empreendedores trabalhando pelo desenvolvimento empresarial e, acima de tudo, pelo progresso de nossa cidade.
Falamos em renovação porque a Páscoa, celebrada neste domingo (20), representa justamente a vitória sobre o mal, incorporada pelo maior empreendedor que já existiu, capaz de triunfar sobre a morte e reconstruir os laços entre a humanidade e Deus. É o maior exemplo de dedicação ao bem coletivo.
Que este seja um momento de reflexão para que cada empresário reestabeleça a fé na construção de um mundo melhor.
Feliz Páscoa a todos nós!
Vera Antunes, presidente da ACIL.