A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) vai realizar dois concertos nesta semana voltados a obras de J.S. Bach, C.P.E. Bach e Handel. Com a participação especial de Luiz Otávio Souza no violino e direção, as apresentações ocorrem nesta quinta (8) e sexta (9), a partir das 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85). Associados da ACIL ganham um desconto especial (confira abaixo).
Trata-se de mais um concerto da Série Bourbon, uma vez que a Temporada Ouro Verde 2025 é inspirada nas variedades de café que representam a região do Norte do Paraná. Neste caso, a Série Bourbon é dedicada a autores da música barroca.
Johann Sebastian Bach vem sendo homenageado nesta temporada por conta dos 275 anos de sua morte. No programa, o autor comparece com a Suíte Orquestral nº.3 em Ré Maior, provavelmente composta em 1731. É uma obra célebre por seu segundo movimento — a famosa Ária da Quarta Corda — mas igualmente notável por sua estrutura brilhante e dançante, que exibe o gênio de Bach em conciliar rigor e beleza com leveza encantadora.
Na sequência, está a Sinfonia em Si menor de Carl Philipp Emanuel Bach, um dos filhos mais talentosos do grande mestre alemão. Esta peça surpreende por suas tensões dramáticas e mudanças súbitas de caráter.
A noite será encerrada com uma das obras mais icônicas de Georg Friedrich Handel, a Música para Fogos de Artifício. Composta para celebrar o Tratado de Aix-la-Chapelle em 1749, toma o palco com todo seu esplendor. Feita para ser executada ao ar livre, essa obra exalta a grandiosidade barroca com fanfarras, ritmos marcantes e uma energia festiva que contagia.
O convidado Luiz Otávio Santos é um dos maiores especialistas brasileiros no repertório antigo e será uma atração à parte nessas duas noites de concertos.
Os ingressos individuais para o concerto variam de R$ 20 (meia – setor 3) a R$ 60, e podem ser adquiridos pelo site https://osuel.pagtickets.com.br/.
Associados da ACIL têm um desconto exclusivo para assistir as apresentações da OSUEL. Para mais detalhes, basta entrar em contato com a ACIL por intermédio do WhatsApp (43) 99107-5551.