Mercado em Foco

Com 465 inscritos, Mercado em Foco 2025 apontou novos caminhos para o varejo

Com o tema “A relevância que o varejo merece”, evento contou com palestras, painel, pitches de startups, rodada de negócios e hackathon.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Com 465 inscritos, Mercado em Foco 2025 apontou novos caminhos para o varejo no Linkedin Compartilhar Com 465 inscritos, Mercado em Foco 2025 apontou novos caminhos para o varejo no Twitter Compartilhar Com 465 inscritos, Mercado em Foco 2025 apontou novos caminhos para o varejo no Facebook

A 11ª edição do Mercado em Foco, realizada nesta terça (20), no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina, contou com 465 inscritos participantes, superando os 451 da 10ª edição, em 2024. Com o tema A relevância que o varejo merece, o evento foi realizado em parceria pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sebrae, Governança Comércio In Foco e Fecomércio PR.

“Este é um evento para experimentar, vivenciar estratégias e inovação para os negócios, para o crescimento de Londrina. O Mercado em Foco vem consolidando a sua relevância como um evento capaz de identificar e até antecipar as tendências do varejo, tornando-se fundamental para o comércio e os serviços de Londrina e região. Nós não podemos esperar que o mundo mude, nós é que temos que fazer a diferença para os nossos negócios no dia a dia”, destacou Vera Antunes, presidente da ACIL.

Tendências

Para Rubens Negrão, gerente da Regional Norte do Sebrae Paraná, o setor é muito representativo para a economia regional: “O Mercado em Foco tem esse viés de trazer conteúdo, tendências e ampliar a rede de contatos. Então a gente tem uma atuação muito forte, com nossos parceiros SESC e SENAC, e participamos de forma ativa na melhoria da gestão e na inovação desse setor tão importante para a nossa cidade e para o nosso estado”.

Representando a Fecomércio PR, o 1º vice-presidente Ari Faria Bittencourt também destacou o potencial da economia local: “Há 90 anos Londrina significa pujança, graças ao seu empreendedorismo, sua determinação e à realização de sua grandeza expressa no rosto de cada habitante que contribui para a riqueza do nosso estado. Este é um evento consolidado no ambiente de negócio norte-paranaense, referência e laboratório para o comércio varejista”, ressaltou.

Presidente da Governança Comércio In Foco, Andréa Prado destacou a importância do evento durante um painel voltado exclusivamente ao comércio londrinense: “Eu fico muito feliz em ver que, cada vez mais, estamos conseguindo criar um relacionamento consistente entre as entidades representativas de nossa cidade. Hoje vemos muitos empresários, muitos comerciantes, muitas pessoas interagindo nesse tema, que é o que faz com que a gente consiga ter mais progresso”.

Conteúdo

Pela manhã, as palestras concentraram um conteúdo atualizado. A programação abriu com a apresentação da pesquisa Comportamento de Consumo em Londrina: dados que revelam oportunidades para o varejo local, realizada pela Litz Estratégia, a pedido da ACIL e do Sebrae. A pesquisa completa será divulgada em breve, mas um dado divulgado chamou a atenção: 93,5% dos entrevistados preferem fazer suas compras de forma presencial.

“A experiência no ponto de venda é fator decisivo. Uma experiência ruim espanta o freguês, por isso a gente tem sempre aquela fala: o que engorda o negócio é o olho do dono. É muito importante que você, gestor, dono ou proprietário, esteja atento à forma com que as pessoas estão lidando com o seu cliente”, aconselhou Mario Nei Pacagnan, da Litz Estratégia, assegurando que o bom atendimento ainda é a melhor forma de receber o consumidor.

Além de descomplicar a unificação entre o comércio físico e digital, Edilaine Godoi (Ikesaki) também reforçou a importância da inclusão do jovem no mercado de trabalho, por intermédio do projeto social A Liga Digital: “Pegamos o jovem dentro da comunidade, colocamos no ônibus e fechamos parcerias com grandes eventos. A gente leva ele para uma visita guiada pelas grandes feiras. Então tentamos, o tempo todo, fazer algo diferenciado”, explicou.

Inovação

Na sequência, Elói Assis (TOTVS) falou sobre Inovação no varejo híbrido: experiência do cliente em tempos de IA, mais um tema que chamou bastante a atenção do público. Para o diretor-executivo de Varejo e Distribuição da TOTVS, o importante é se diferenciar: “É preciso encaixar os espaços de diferenciação, fazer o que os grandes não fazem, para se diferenciar no varejo de verdade, sempre usando a tecnologia para poder fazer com que o varejo se transforme e gere valor para todo mundo”.

Se tem um lugar onde o varejo está sendo transformado, é a China. Foi o que revelou Juarez Leão (Leão Group) ao falar sobre O que o varejo brasileiro pode aprender com o varejo chinês: “A Ásia, como um todo, tem se colocado como um grande centro de desenvolvimento de varejo e de novas tecnologias. Vamos esquecer um pouco aquela imagem que a gente tem da China, de país comunista, extremamente fiscalizado, muito atrasado em algumas áreas. O que temos visto lá é bem diferente. Eles, inclusive, se colocam hoje como um país socialista de mercado. O governo lá é pró-negócio, e o uso da tecnologia em massa e o desenvolvimento que ocorreu na China é realmente impressionante”, alertou Leão.

Feirão do Imposto

No intervalo para a palestra seguinte, a ACIL Jovem aproveitou o espaço para divulgar o Feirão do Imposto, ação para conscientizar sobre a alta carga tributária do Brasil, realizada tradicionalmente na última semana de maio. “Não sei se vocês já pararam para pensar, mas durante o ano de 2024, 40% do seu salário ou do faturamento da sua empresa foram para pagar impostos, direta ou indiretamente. Mas o assunto não é sobre se é ruim pagar imposto, mas como esse imposto está sendo retornado para nós”, esclareceu Isadora Petrini, representante da ACIL Jovem. No dia 31 de maio, considerado o Dia D do Feirão do Imposto, empresas oferecem produtos e serviços com o preço estipulado sem o valor dos tributos, para evidenciar o peso da carga tributária.

Logo em seguida, Rodrigo Havro (OpusMúltipla) explicou Como o branding pode ajudar sua empresa numa época de hipercompetitividade. “Branding significa pegar a marca de uma empresa e trazer associações positivas e favoráveis na cabeça de todos que se relacionam com aquela empresa. Não só do consumidor final, mas também da sua equipe, dos seus fornecedores, dos seus parceiros, da imprensa, da comunidade e do entorno”, afirmou Havro, destacando que o branding pode ser aplicado em empresas de qualquer porte.

A última palestra da manhã do Mercado em Foco trouxe Kaká Ribeiro (KK Store Design) para explicar o tema Presença que vende: por que a loja física ainda é o coração do varejo?: “Uma nova tendência surge no mercado quando uma outra tendência está saturada. O que vocês estão vendo hoje? É a velocidade. A próxima tendência que vai ajudar a gente é a pausa para criar experiências imersivas. Não tenha medo de se posicionar, gente”, aconselhou.

Painel

À tarde, o painel O comércio de Londrina em desenvolvimento: estruturação, desafios e conexões levantou os problemas e as soluções do setor para a realidade local. Conduzido por Andréa Prado, da Governança Comércio InFoco, o bate-papo contou com a participação de Gerson Guariente (vice-presidente da ACIL e empresário da construção civil), Luiz Carlos Euzébio (diretor da ACIL e empresário) e o economista Marcos Rambalducci (secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia).

Gerson Guariente endossou a importância da revitalização da área central como estratégica para o desenvolvimento da cidade: “A questão da mobilidade urbana é fundamental. Se nós queremos que a cidade seja atrativa, que a cidade seja gostosa para se viver, que a cidade gere riqueza, sem mobilidade nós não vamos alcançar absolutamente nada. E no Plano de Mobilidade Urbana nós temos um capítulo extenso a respeito, com uma proposta bastante agressiva em relação à mudança de personalidade. É uma proposta para transformar toda a área central, ou grande parte do quadrilátero central, num grande Calçadão. Ou seja, nós pretendemos que, ao longo do tempo, nos próximos cinco ou dez anos, o Centro seja um grande bulevar”, revelou.

Para Marcos Rambalducci, o comércio varejista desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de Londrina: “Nós temos 17,5% da população empregada local com carteira assinada no mercado varejista de Londrina. Isso representa mais ou menos 15% do nosso PIB. Portanto, o comércio tem um papel fundamental na nossa economia. É o que permite que a riqueza circule. O grande mérito é que alguns setores são ótimos para trazer o dinheiro para dentro da cidade e outros setores são ótimos para democratizar a renda e fazer essa renda circular dentro da cidade. E esse papel é fundamentalmente envolvido tanto pelo comércio quanto pelo serviço”.

Já Carlos Euzébio contou, com experiência, como os núcleos de rua do Programa Empreender, da ACIL, podem atuar como uma governança mais efetiva e participativa por parte dos empresários. Lojista da Av. Duque de Caxias, ele conhece na prática como a união dos comerciantes trouxe muitos benefícios para uma via que, até anos atrás, passava por dificuldades. “A ACIL está sempre às ordens. Temos a disposição de criarmos, inclusive, novos núcleos. Se a rua for comercial e estiver meio capenga, podemos ir juntos atrás das autoridades. E, pasmem, temos sido muito bem atendidos”, relatou.

Startups

Paralelamente ao painel, a tarde do Mercado em Foco também contou com uma Rodada de Negócios e diversos pitches para apresentar as startups que foram incubadas no Centro de Inovação do Comércio, trazendo muitas novas ideias de empreendedorismo, especialmente voltadas às soluções digitais. No mesmo período, foi realizada uma maratona de inovação totalmente voltada ao comércio, o Hackathon Retailtech – vencida pela startup Vitra IA, que criou uma vitrine inteligente.

Fotos: Giovanna Garcia/ACIL

Realização: ACIL, Sebrae, Comércio InFoco, Fecomércio PR, Sindicatos Empresariais do Comércio, SESC, Senac, Câmara da Mulher Empreendedora e Instituto ACIL.

Patrocínio: Plano de Saúde Hospitalar, Leo Cosméticos, Londrisoft, Sercomtel + Ligga, Sicoob Ouro Verde e TOTVS.

Apoio: CBN Londrina 100,9 FM, Centro de Inovação do Comércio de Londrina, Estação 43, RPC e varejo180.

Leia também