Quem esteve no Mercado em Foco, realizado na terça-feira (20), saiu com a cabeça fervilhando de ideias — e também com muitos dados para avaliar o próprio negócio. Em parceria com o Sebrae, a ACIL encomendou uma pesquisa exclusiva à Litz Estratégia sobre o comércio londrinense. Todo esse material ainda será divulgado, mas um dado chamou a atenção: 93,5% dos entrevistados ainda preferem fazer compras presenciais.
Outra informação importante levantada pelo estudo aponta a maior falha do nosso varejo: o atendimento. Só essas duas revelações já são fundamentais para pensarmos em como melhorar os nossos empreendimentos.
Uma das palestras, por exemplo, estimou que metade do lucro do varejo, até 2030, virá da venda de publicidade dentro das próprias lojas. Sim, é isso mesmo: as lojas estão se tornando importantes veículos de comunicação. Estratégias como branding e inteligência artificial podem — e devem — ser utilizadas para promover a inovação e proporcionar diferenciais que destaquem a sua empresa.
Não há como falar em diferenciação sem destacar o uso da tecnologia para transformar o varejo e servir os clientes de forma inovadora e surpreendente. O Mercado em Foco deixou claro que é preciso criar experiências memoráveis e personalizadas, transformando o ambiente da loja para influenciar a percepção de valor e gerar conexões emocionais.
Também é importante se posicionar de forma autêntica e adaptar o negócio para atender às necessidades e expectativas do consumidor moderno. Tudo isso não é fácil, mas indica vários caminhos. Uma das grandes lições deste Mercado em Foco é que precisamos ousar, com criatividade, para fazer a diferença.
Vera Antunes, presidente da ACIL.