A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina, formada por entidades da sociedade civil organizada, representantes políticos e do poder público, vem, por meio deste, mais uma vez manifestar preocupação com a anunciada redução na oferta de voos partindo de Londrina – PR.
Acreditamos que ações como a redução de um dos dois voos diretos para Curitiba, prevista para início em 04 de agosto, representam um retrocesso significativo não apenas para Londrina, mas para todo o ecossistema econômico do Paraná e de parte do Estado de São Paulo. A conexão entre o segundo maior polo econômico paranaense com a capital Curitiba e demais regiões do País é fundamental para o desenvolvimento regional.
Acompanhamos atentamente os dados de oferta de voos comerciais em Londrina ao longo dos últimos anos e, conforme levantamento realizado na base de dados da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, referente aos voos realizados no primeiro semestre entre 2017 e 2025, observa-se uma redução de cerca de 19% na malha aérea local. Em 2017, considerando as três principais companhias atuantes na cidade, a média diária de voos era próxima a 11. Em 2025, o número caiu para cerca de 9.
Desses, apenas dois permitem a conexão direta com a capital do Estado, sendo que um deles será retirado. Consideramos que a conectividade aérea é uma das ferramentas mais estratégicas para reduzir distâncias, aproximar regiões, impulsionar negócios e favorecer a mobilidade da população. Londrina possui cerca de 580 mil habitantes, e a Região Metropolitana da qual faz parte é composta por 25 municípios que, juntos, somam mais de 1 milhão de habitantes.
Portanto, há uma necessidade urgente de políticas de atenção contínua às rotas operadas no Aeroporto Governador José Richa, pois a redução da oferta de voos compromete a capacidade de mobilidade de empresários, investidores, técnicos e representantes do setor produtivo, que dependem desse tipo de transporte para garantir a continuidade de suas operações.
A ampliação da oferta de voos na segunda maior cidade do estado também contribui diretamente para o fortalecimento da economia regional, por meio da atração de investimentos, geração de empregos diretos e indiretos — principalmente nos setores de turismo, hotelaria, transporte e comércio —, além de fomentar a integração regional e áreas essenciais como saúde, cultura, educação, eventos e lazer.
Em razão disso, buscamos o fortalecimento da conectividade da nossa cidade com os principais centros do país e pedimos que Londrina seja incluída com prioridade nos planos de expansão da malha aérea da companhia.
Informamos que a Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento da Região de Londrina, formada há mais de seis anos, tem trabalhado diretamente para garantir a instalação do ILS no Aeroporto José Richa, com inauguração prevista para o dia 10 de dezembro de 2025. Temos articulado reuniões com a Ciscea (Comissão de Implantação do Sistema de Controle Aéreo, órgão vinculado à Força Aérea Brasileira) e com a Motiva, concessionária do nosso aeroporto para garantir que todas as adequações sejam feitas nos prazos exigidos.
Seguimos trabalhando junto ao poder público federal e estadual, órgãos competentes, concessionária, entidades e lideranças políticas em busca de soluções que fortaleçam a mobilidade dos moradores de Londrina, de toda a Região Norte do Paraná e, inclusive, de moradores de municípios do estado de São Paulo, além de contribuir para o transporte de mercadorias e produtos.
Certos de podermos contar com a compreensão quanto à relevância do assunto para a nossa região e da busca por soluções sobre o tema, procuramos abrir um canal permanente de diálogo para entender as demandas e necessidades do setor e colocamo-nos à disposição para articulações institucionais que levem ao fortalecimento do nosso aeroporto e da nossa região como um todo.
Atenciosamente,
Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura de Londrina e região
Entidades que compõem a comissão:
- Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL);
- Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé (AEPIC);
- Associação Médica de Londrina (AML);
- ATT Logística;
- Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL);
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR);
- Deputada federal Luisa Canziani;
- Grupo Folha de Londrina;
- Núcleo Regional da Casa Civil do Paraná;
- Prefeitura de Cambé;
- Prefeitura de Londrina;
- Prefeitura de Rolândia;
- Sebrae;
- Sincoval;
- Sindimetal Norte PR;
- Sinduscon Paraná Norte;
- Sociedade Rural do Paraná (SRP).
Segue gráfico com a média diária de voos por companhia no 1° semestre de 2017 a 2025:
