A Comissão de Legislação Empreendedora da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) esteve nesta sexta (8), na ACIL, para uma reunião de trabalho com o objetivo de desburocratizar o empreendedorismo a nível estadual.
Foi uma ótima oportunidade para avaliarmos os desafios e problemas que cercam as empresas, atualmente submetidas a um emaranhado de leis municipais, estaduais e federais. Também foi uma chance para nos aproximarmos dos representantes políticos, discutindo problemas e soluções de interesse público.
O objetivo da Comissão é criar o Código Empreendedor do Paraná, pois o Estado possui hoje nada menos do que 21 mil leis que interferem, de forma direta ou indireta, na vida de quem empreende, gera renda e emprego. Trata-se de uma iniciativa fundamental para estimular o desenvolvimento. Por isso, precisa contar com a participação de empresários e entidades representativas.
Quando o setor produtivo trabalha em conjunto com o poder público, as transformações acontecem para trazer benefícios a todos. A Comissão da Alep tem o potencial transformador de pavimentar os caminhos de um novo tempo.
O poder público e a iniciativa privada também estão juntos no Dia do Calçadão, que será celebrado neste sábado (9), a partir das 9 horas, no coração de Londrina. Vamos valorizar nosso patrimônio histórico e ocupar o espaço público com serviços gratuitos e atividades recreativas, estimulando as famílias a virem ao centro, movimentando a economia.
Embora os objetivos sejam diferentes, são duas ações que não seriam possíveis sem a união – justamente a raiz do associativismo. É o que a ACIL vem proporcionando ao longo de quase nove décadas de atuação.
Gerson Guariente, presidente interino da ACIL.