Aspectos econômicos, produtivos, culturais e até a comunicação com os chineses foram analisados durante o evento China 360° – Da missão à importação: A rota estratégica para novos negócios, realizado pelo Núcleo de Comércio Exterior (NComex) do Programa Empreender da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), nesta quarta (20), pela manhã, na sede da Associação.
Este foi o terceiro evento de capacitação realizado pelo NComex e focou, desta vez, na importação de bens produzidos em países como China, Malásia, Indonésia, Vietnã e Índia, entre outros. O tema foi abordado por três profissionais experientes no mercado internacional: Vitor de Oliveira (Clix), Juliana Quitério (Seawise) e Bruno Claudino (Navega), e o objetivo foi guiar os empresários por um passo a passo para a importação, com foco na estratégia, segurança e garantia de margens saudáveis de negociação.
Os três palestrantes compartilharam experiências e ofereceram um panorama completo sobre os detalhes do mercado chinês e do processo de exportação em uma conversa direta e esclarecedora sobre novas oportunidades no mercado global.
“Quando eu morei na Ásia, trabalhei com 12 países diferentes. A gente centralizava em Kuala Lumpur, na Malásia, todos os projetos de importação e exportação de 12 países diferentes do sudeste asiático e também da China. E comecei a perceber que as pessoas falavam que haviam entendido, mas não faziam o que eu havia pedido. Eles não entendiam, mas tentavam ao máximo evitar o conflito”, revelou Bruno Claudino, ressaltando que a comunicação com países da Ásia pode ser complicada.
Juliana Quitério concordou: “A gente sempre fala que a cultura chinesa é muito diferente. E é diferente na negociação. Você faz uma pergunta direta e eles não respondem nem sim nem não. E não adianta fazer mais do que duas perguntas, porque eles não vão responder”, destacou.
O evento contou com cerca de 70 inscritos e faz parte da estratégia do NComex de difundir e incentivar as relações comerciais de empresas locais com o mercado exterior. Por isso, o núcleo vem realizando um evento de capacitação por mês.
“O NComex foi lançado dentro da ACIL com o intuito de ajudar os empresários de Londrina e região a desmistificar o comércio exterior, tanto na importação quanto na exportação. Quando uma empresa começa a exportar, ela também conhece outros produtos, outras tecnologias, e acaba trazendo equipamentos e novidades para o seu próprio negócio. Nós queremos falar sobre a importação porque a China é o maior parceiro comercial do Brasil”, destaca Karine Melaré, diretora de Comércio Internacional da ACIL.
Os empresários interessados em participar do NComex podem entrar em contato com a ACIL pelo telefone (43) 3374-3000.