Núcleo de Desenvolvimento Empresarial e deputados federais alinham estratégias durante encontro na ACIL 

Filipe Barros, Lenir de Assis, Luisa Canziani e Luiz Carlos Hauly foram recebidos por entidades para discutir projetos para a cidade

Ranulfo Pedreiro

Compartilhe com o universo

Compartilhar Núcleo de Desenvolvimento Empresarial e deputados federais alinham estratégias durante encontro na ACIL  no Linkedin Compartilhar Núcleo de Desenvolvimento Empresarial e deputados federais alinham estratégias durante encontro na ACIL  no Twitter Compartilhar Núcleo de Desenvolvimento Empresarial e deputados federais alinham estratégias durante encontro na ACIL  no Facebook

 

As entidades que compõem o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Londrina receberam, nesta segunda-feira (15), os deputados federais da região na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) para discutir propostas e projetos para o desenvolvimento da cidade. Participaram do encontro Filipe Barros, Lenir de Assis, Luisa Canziani e Luiz Carlos Hauly. Por conta de um imprevisto, Diego Garcia não compareceu, mas enviou uma assessora para representá-lo. 

O objetivo é aproximar o setor produtivo dos representantes políticos em busca de soluções para os problemas regionais, discutindo o que pode ser feito em conjunto para melhorar o desenvolvimento da cidade. Atuando há 16 anos em pautas consideradas fundamentais para Londrina, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial é composto pela Abratic, ACIL, CEAL, Codel, FIEP, Sebrae, Secovi-PR, Sescap-LDR, Sincoval, Sindimetal, Sinduscon, SRP, TI Paraná e UTFPR. 

Entre os temas levantados pelas entidades estão a construção do Teatro Municipal; a construção de uma comporta elétrica na barragem do Lago Igapó I para dinamizar o controle do nível dos lagos e prevenir enchentes; o desassoreamento dos lagos londrinenses e, posteriormente, sua interligação em um grande parque linear; e a ressignificação e revitalização do quadrilátero central de Londrina. 

Parcerias 

“Todas as cidades que conseguiram crescer acima do esperado fizeram parcerias entre o setor produtivo e a classe política. É necessário que haja um cronograma de trabalho, com obras prioritárias, delegando responsabilidades e traçando um plano de trabalho para que essas obras e demandas sejam efetivamente tiradas do papel. Esta iniciativa é justamente para isso”, explicou Filipe Barros, lembrando a importância dos projetos para a obtenção de recursos: “Todos os municípios têm problemas para apresentar projetos. Nós temos que encontrar soluções alternativas. Esse é o principal desafio hoje. Acho que, se sairmos daqui com a consciência de que precisamos de projetos, já conseguimos muito”. 

A deputada Lenir de Assis reforçou a importância do alinhamento entre poder público e sociedade civil. “É muito importante. Nós somos de Londrina, conhecemos a nossa cidade, mas é fundamental saber quais são os projetos que estarão alinhados entre o poder público e a sociedade civil organizada, porque os recursos estão em disputa”, destacou. “É com muita satisfação que estou aqui para entender quais são os projetos alinhados, que representam as demandas importantes e as necessidades do povo de Londrina. Eu gostei muito, quero participar de outras reuniões e conhecer esses trabalhadores e trabalhadoras que estão à frente de grandes empreendimentos”, completou. 

Para Luisa Canziani, o encontro indica os caminhos a serem seguidos: “Minha avaliação é a melhor possível, o encontro foi proveitoso. Quatro deputados federais aqui da nossa cidade, junto com grandes lideranças da sociedade civil organizada, mostram que estamos na direção certa. O caminho é o da soma de esforços, com a participação dos agentes políticos ao lado do setor produtivo. Essa é a construção em que acreditamos”, ressaltou a deputada, que lembrou das eleições em 2026 e da importância em ampliar a representatividade local: “Os deputados que têm votos aqui precisam retribuir com muito trabalho, muita dedicação e empenho ao povo de Londrina”. 

Mesmo que as soluções venham a médio e longo prazo, por conta da complexidade dos projetos solicitados, Luiz Carlos Hauly vê a movimentação de forma positiva: “A união depende da liderança, é a união que faz a força e faz acontecer. Acolhemos hoje projetos fundamentais. Queremos um centro revitalizado, queremos o teatro e queremos também recuperar nosso querido Igapó. Então o caminho é esse, com união, esforço, trabalho e projetos. Assim é que vai acontecer. Tenho certeza de que esses três grandes feitos serão resolvidos, claro, a médio e longo prazo. Que possamos encontrar o nosso rumo de progresso, prosperidade e crescimento sustentável”, acrescentou. 

Entidades

Os representantes de entidades do setor produtivo também avaliaram o encontro de forma positiva. “Como sociedade, precisamos nos organizar para ter um crescimento planejado e, para isso, precisamos fortalecer o diálogo com os representantes políticos para traçar estratégias de desenvolvimento. Com esse trabalho, podemos caminhar na mesma direção e falar a mesma língua, pois o princípio do associativismo é claro: juntos somos mais fortes. Por isso, queremos somar forças, independentemente de partido político, para buscar o que é melhor para Londrina. Esta ação vem sendo realizada há alguns anos e, aos poucos, estamos conseguindo encontrar os caminhos para um desenvolvimento mais rápido e consistente”, assegura Vera Antunes, presidente da ACIL. 

Marcelo El Kadre, presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), lembra que as reuniões iniciaram em 2023: “Acreditamos que o diálogo entre a sociedade civil e o poder público é essencial e não pode cessar. A participação no encontro foi uma oportunidade para sermos ouvidos, apresentarmos nossas demandas e exercermos nosso papel de porta-voz da população. Pudemos reforçar pautas estratégicas para Londrina, como a construção do Teatro Municipal, a modernização dos lagos do complexo Igapó e a revitalização do quadrilátero central, discutindo soluções que unem desenvolvimento urbano, sustentabilidade e cultura. É fundamental dar sequência a esse trabalho, mantendo o diálogo constante para podermos acompanhar de perto o andamento dos projetos da cidade e garantir que essas iniciativas avancem de forma planejada.” 

O engenheiro Carlos Costa Branco, do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), reforça o diálogo para alavancar o crescimento: “O que importa é buscar um alinhamento prévio com os nossos representantes. Afinal, eles são eleitos para usar a nossa voz lá no Congresso. E nós precisamos ser ouvidos. Eles são os porta-vozes e este é o momento para alinharmos e fazermos algumas cobranças também. Precisamos alinhar os objetivos e as demandas que necessitamos para Londrina”. 

Deputados estaduais 

Após a conversa com os deputados federais, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial vai conversar com os deputados estaduais da região de Londrina, recebendo, na sexta-feira (19), na ACIL, Jairo Tamura, Cloara Pinheiro, Tercílio Turini e Cobra Repórter. A intenção é alinhar estratégias em nível estadual. 

Leia também