Dia da Saul Elkind

Segunda edição do Dia da Saul Elkind será realizada em 22 de novembro

Evento foi lançado na quinta-feira (25) em uma cerimônia com várias autoridades do poder público e da sociedade civil organizada.

Ranulfo Pedreiro

Compartilhe com o universo

Compartilhar Segunda edição do Dia da Saul Elkind será realizada em 22 de novembro no Linkedin Compartilhar Segunda edição do Dia da Saul Elkind será realizada em 22 de novembro no Twitter Compartilhar Segunda edição do Dia da Saul Elkind será realizada em 22 de novembro no Facebook

Fortalecer o comércio e os serviços de uma das avenidas mais importantes de Londrina, oferecendo atividades recreativas, culturais e sociais gratuitas, é o objetivo do Dia da Saul Elkind, que será realizado pelo Núcleo Saul Elkind+Forte no dia 22 de novembro, a partir das 9 horas, nas quadras próximas ao SESC Norte.

O evento foi lançado nesta quinta-feira (25) e é uma parceria da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL); Associação do Comércio e Indústria da Região Norte de Londrina (Acirenor); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná; Universidade Estadual de Londrina; Prefeitura Municipal de Londrina; Sindicatos Empresariais do Comércio; Sesc, Senac e Câmara da Mulher Empreendedora, entre outros participantes.

A Saul Elkind é a maior avenida londrinense em extensão. A área de abrangência do Núcleo Saul Elkind + Forte abrange 8,6 quilômetros, com cerca de 430 empresas. Com o objetivo de fortalecer a região pela união de empresários, população e instituições, o núcleo pretende fomentar eventos e campanhas para atrair parcerias em busca de uma economia sustentável e inovadora. 

A primeira edição do Dia da Saul Elkind ocorreu em 2024 e passou a integrar o calendário dos eventos de rua promovidos por outros núcleos do Empreender, como o Dia da Sergipe (setembro), Dia do Calçadão (agosto) e a Semana da Duque de Caxias (julho).

Atrações gratuitas

A intenção é oferecer diversos serviços e atrações culturais de forma gratuita para movimentar a avenida. Os empresários querem atrair consumidores, evidenciando a Av. Saul Elkind como local de cultura, compras e lazer. A programação vai trazer apresentações de trabalhos científicos, corte de cabelo, cuidados com a saúde, exposições diversas, orientações em diferentes setores e atividades recreativas, além de desfiles, música e dança.

Associativismo

Representando a presidente Vera Antunes, o superintendente Rodrigo Geara, da ACIL, destacou a importância da união que move os eventos de rua: “A ACIL sempre fez parte, de forma direta ou indireta, de tudo de importante que aconteceu, acontece e continuará acontecendo na cidade de Londrina. O Dia da Saul Elkind é a celebração de um movimento, da integração dos empresários e muitas instituições que visam fortalecer cada vez mais a cidade e a nossa querida Av. Saul Elkind”.

Diretor Institucional e representante da diretoria da ACIL no Núcleo Saul Elkind+Forte, Angelo Pamplona também agradeceu o apoio coletivo: “A palavra central aqui é agradecimento. Quero agradecer a todos os empresários da Saul que estão trabalhando e abraçaram essa causa. Este grupo anda rápido. Em apenas um ano de existência, já está organizando o segundo Dia da Saul. A gente tem certeza de que será um grande sucesso”, acrescentou.

Raízes

Empresário na região e presidente da Acirenor, Fábio Pradal lembrou que mantém as raízes fincadas na Zona Norte: “O que eu tenho pra falar não é como presidente, não é como empresário, é como cidadão de uma região que, muitas vezes, só foi vista em épocas de campanha. Porque eu amo a minha casa e amo cada empresa que está aqui, pois elas levam o pão de cada dia para o cidadão londrinense. Levam a oportunidade de um pai de família alimentar os seus familiares”, afirmou.

“Contar com a presença de todos vocês é motivo de muito orgulho e satisfação. Se hoje os núcleos de rua têm uma grande importância para Londrina, é graças a esta entidade que realmente se dedicou, pois os núcleos são um projeto empreendedor da ACIL”, reforçou Antônio Fernandes Barbosa, o Barão, coordenador do Núcleo Saul Elkind+Forte.

Lideranças

Com muitas autoridades presentes, a cerimônia abriu o microfone para várias lideranças londrinenses. “O Dia da Saul é um projeto que está alcançando um nível muito grande de excelência. Nós chegamos ao nível de ter a presença de governadores, prefeitos e outras autoridades participando dessa avenida que cruza toda a região norte e se tornou um polo forte, comercial, importantíssimo para a economia da cidade de Londrina. A Prefeitura está com todo o aparato necessário para que o Dia da Saul seja um sucesso”, exaltou o vice-prefeito Júnior Santos Rosa.

Presença constante nos eventos de rua do Programa Empreender, a Universidade Estadual de Londrina confirmou sua participação no Dia da Saul e foi representada pela reitora Marta Fávaro: “Nós estamos muito honrados em fazer parte desse grande coletivo. Com 40 projetos e as nossas 25 tendas, esperamos que a UEL seja percebida e que ela consiga, com os nossos estudantes e os nossos professores, acolher essa comunidade que para nós é tão significativa e importante”.

Espaço público

Entusiasta das atividades ao ar livre como estratégia de valorização do espaço público, Marcão Kareca realçou a importância do Dia da Saul para  o londrinense: “Esse é um movimento que não existiria se não fossem pessoas comprometidas. Porque a gente gosta de gente. A gente gosta da cidade, a gente gosta da transformação. Esse é um projeto pra lá de importante. Obrigado a todos os comerciantes, empresários e patrocinadores”, reforçou o secretário de Cultura.

Serviço – Dia da Saul Elkind

Quando: 22 de novembro.

Horário: Das 9hs às 14hs. 

Local: Av. Saul Elkind, nas proximidades do SESC Norte. 

Participação gratuita.

Leia também