
Basta aprendermos um pouco sobre a história da ACIL – e de Londrina – para perceber que sempre tivemos um pé na novidade e outro no legado de nossos antepassados. Nascemos como uma Associação tradicional, mas em uma cidade que tinha, então, apenas dois anos de idade. No decorrer das décadas, a ACIL tomou decisões ousadas, mas sempre respeitando a própria história.
Tudo isso nos inspirou na concepção do InovACIL Hub, um espaço voltado à inovação e às startups dentro da nossa Associação. A novidade foi lançada no LiDERE+ e já está estruturada para ocupar o segundo andar do icônico Edifício Palácio do Comércio, em nossa sede, no primeiro semestre do ano que vem.
O InovACIL Hub vai aproximar dois mundos: startups e empresas tradicionais, possibilitando interações e trocas entre elas. Vamos aproveitar a força criativa das startups para gerar soluções aos negócios e, especialmente, aos nossos associados.
Pois inovar inclui a busca de maior eficiência e simplicidade nos processos, produtos e serviços, resultando em otimização e desburocratização.
Ou seja, o InovACIL vem para estabelecer uma nova ponte entre gerações empresariais, proporcionando soluções ágeis e econômicas para os desafios diários. As empresas ganham agilidade, enquanto as startups aprendem com quem sobreviveu às diferentes reviravoltas de nossa economia.
Mais uma vez o associativismo surge como fundamento, pois a união e a troca de conhecimentos fortalece o ambiente de negócios e posiciona Londrina como referência em inovação colaborativa. Sim, estamos mudando para continuar fazendo o que temos de melhor: integrar o novo ao tradicional.
A inovação já é realidade na ACIL.
Vera Antunes, presidente da ACIL.



