
O 8ª Congresso Empresarial Paranaense, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) nos dias 24 e 25, reconheceu e premiou dois conselhos da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL): a ACIL Mulher e a ACIL Jovem. O evento reuniu lideranças e empreendedores de diversas regiões do estado.
A ACIL Mulher foi destaque no Prêmio FACIAP Mulher 2025, reconhecimento concedido pela FACIAP a grupos que se sobressaem pela excelência em gestão, engajamento e impacto no desenvolvimento do empreendedorismo feminino. O Programa FACIAP Mulher Certifica tem como objetivo valorizar conselhos que fortalecem o associativismo e promovem a participação ativa das mulheres no meio empresarial.
“Para a ACIL Mulher, o reconhecimento representa a consolidação de um trabalho pautado na cooperação e na busca constante por inovação e desenvolvimento. O prêmio reflete o empenho das conselheiras em promover ações que incentivam o protagonismo feminino e fortalecem o papel da mulher nos negócios e na comunidade”, ressalta Rafaela Fávero, presidente da ACIL Mulher.
Durante o ciclo de certificação, a ACIL Mulher se destacou pela realização de ações voltadas à formação de lideranças e fortalecimento do empreendedorismo feminino, como treinamentos, rodadas de negócios, visitas técnicas e os projetos Originalmente Elas e A.M. GO, que promovem integração, bem-estar e oportunidades de negócios entre empreendedoras.
ACIL Jovem conquista o Gralha Azul

A ACIL Jovem, conselho de jovens empresários da ACIL, recebeu, pela primeira vez, o certificado Gralha Azul, um reconhecimento concedido pela FACIAP Jovem.
“Receber esta certificação é um reconhecimento importante do trabalho que temos realizado em prol do empreendedorismo jovem e da construção de um ambiente de negócios mais colaborativo e inovador. A certificação simboliza não apenas a credibilidade da ACIL Jovem, mas, também, o comprometimento de cada membro que, com dedicação e propósito, contribui para fortalecer o ecossistema empresarial local. Esse selo reforça nossa responsabilidade de continuar atuando com ética, transparência e foco no desenvolvimento sustentável das nossas empresas e da sociedade, além de formarmos líderes para atuarem na sociedade”, ressalta Guilherme Lopes, presidente da ACIL Jovem.
Para receber a certificação, os integrantes da ACIL Jovem tiveram de cumprir uma série de requisitos ao longo do ano, trabalhando em projetos e ações que promovessem o associativismo e um ambiente favorável aos negócios. Projetos como visitas técnicas, rodada de negócios, palestras e bate-papos com estudantes pontuaram, assim como as reuniões, conversas com representantes do poder público e a movimentação do grupo na imprensa e nas redes sociais. “Estamos muito orgulhosos dessa conquista, que representa o esforço de uma equipe preocupada em formar empresários que também sejam líderes na sociedade”, destacou Lopes.



