Conversa com a presidente

Diálogo por uma Londrina melhor

As pessoas em situação de rua são hoje um dos principais problemas da cidade de Londrina.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Diálogo por uma Londrina melhor no Linkedin Compartilhar Diálogo por uma Londrina melhor no Twitter Compartilhar Diálogo por uma Londrina melhor no Facebook

As pessoas em situação de rua são, hoje, um dos principais problemas da cidade de Londrina. Trata-se de uma questão complexa, que envolve e desafia diferentes áreas – educação, saúde, segurança, assistência social, emprego e estrutura familiar, por exemplo – e cuja solução ainda parece distante.

Mas é preciso avançar passo a passo. Sabemos, por exemplo, que há incidentes. Pessoas em surto geram problemas para os comerciantes e os prestadores de serviço. Por isso, estamos desenvolvendo algumas ações importantes, sempre observando os direitos humanos.

Tivemos um progresso significativo nesta semana, com a visita de representantes do Ministério Público, especialmente a Dra. Susana de Lacerda (24ª Promotoria de Justiça de Londrina) e o Dr. Marcelo Briso Machado (27ª Promotoria de Justiça de Londrina), que vieram à ACIL para discutir o tema e conquistar nosso apoio.

Durante a conversa, levantamos ao menos dois projetos importantes e que precisam ser revigorados. O Nova Trilha unificou e organizou a distribuição de alimentos, que antes acontecia de forma desordenada e gerava problemas para a região central, especialmente na Concha Acústica. A articulação entre o poder público e a sociedade civil, surgida na Comissão de Segurança da ACIL, direcionou as doações de alimentos para um local adequado, garantindo dignidade e segurança a todos.

Outro importante projeto em andamento é o Família Acolhedora, responsável por abrigar hoje 15 pessoas e com boas possibilidades de expansão, reinserindo crianças e adolescentes ao convívio social e ao pertencimento familiar. Por falta de equipe, essa iniciativa ainda não alcançou o potencial que poderia, ajudando, inclusive, a gerar economia de recursos públicos.

A ACIL se colocou à disposição e pretende envolver outras esferas. Já temos uma certeza: sem diálogo, a solução continuará distante. É preciso aproximar, agregar e trabalhar em conjunto, dentro da ótica associativista, para superar essas adversidades e construir uma Londrina melhor. Estamos no caminho.

Vera Antunes, presidente da ACIL. 

Leia também