Turismo

Parque Arthur Thomas reabre na sexta-feira (5) com orientações aos visitantes

Sema reforça normas essenciais para preservar espécies e manter o equilíbrio ecológico do parque.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Parque Arthur Thomas reabre na sexta-feira (5) com orientações aos visitantes no Linkedin Compartilhar Parque Arthur Thomas reabre na sexta-feira (5) com orientações aos visitantes no Twitter Compartilhar Parque Arthur Thomas reabre na sexta-feira (5) com orientações aos visitantes no Facebook

Fonte: N.Com

Foto: Emerson Dias/N.Com

O Parque Municipal Arthur Thomas reabrirá seus portões ao público na próxima sexta-feira (5), a partir das 14h, com regras de visitação para proteger a fauna e a flora. A retomada do funcionamento é vista como um presente para a população, que volta a contar com um dos principais espaços de lazer, contemplação e contato com a natureza da cidade. A reabertura será realizada próxima ao aniversário de Londrina, que comemorará 91 anos no dia 10 de dezembro. O parque funcionará de terça a domingo, das 8h às 17h, na rua da Natureza, 155, Jardim Piza, região sul.

Segundo o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues, o Parque faz parte da história afetiva de Londrina. “A expectativa é que, com a reabertura, os novos espaços continuem criando boas lembranças para moradores e turistas, sempre com responsabilidade ambiental, para que as próximas gerações também possam desfrutar dessa joia natural da cidade”, disse.

De acordo com a assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Damiani Isidoro, mais do que um ponto turístico, o parque é uma unidade de conservação, responsável por abrigar espécies importantes da fauna e da flora local. “A proteção desse patrimônio natural exige cuidados rigorosos durante a visitação, por isso pedimos a colaboração dos visitantes”, apontou.

As regras essenciais para a visitação são: manter o parque limpo (levar o lixo ou utilizar as lixeiras; fazer silêncio nas trilhas (ruídos afastam os animais); não retirar ou danificar plantas, sementes ou qualquer elemento natural; evitar fumar e nunca descartar as bitucas na natureza; é proibido nadar, pescar ou entrar em lagos, rios e nascentes; é proibido caçar, capturar ou alimentar animais; é proibido o acesso de animais domésticos; é proibida a entrada e o consumo de bebidas alcoólicas ou substâncias químicas; é proibido fazer fogo ou fogueira; é proibido uso de som mecânico de qualquer natureza;  é proibido o acesso de bicicletas, patinetes, patins ou qualquer veículo que não seja exclusivamente destinado à acessibilidade.

A Sema esclarece que não são permitidas bicicletas, patins e patinetes porque a pista ao redor do lago é de uso exclusivo para pedestres e veículos de acessibilidade. Além da regra estar prevista no plano de manejo da unidade, o trânsito desses equipamentos poderia causar perturbação da fauna local; erosão do solo; danos à vegetação; formação de trilhas irregulares; conflitos entre ciclistas e demais usuários; prejuízos aos objetivos de conservação do parque. Segundo a secretaria, estas proibições também são comuns a todas as unidades de conservação da mesma categoria do parque.

Com relação à proibição da entrada de animais doméstico no parque, a Sema reitera que mesmo mansos eles poderiam afugentar ou caçar espécies silvestres; gerar estresse na fauna local; desequilibrar o ambiente; adquirir ou transmitir doenças aos animais do parque. De acordo com a Sema, o parque, inclusive, enfrenta problemas com cães da vizinhança que entram para caçar, o que reforça a necessidade da regra.

Solenidade de reabertura – A cerimônia de entrega das obras do parque está programada para as 14h de sexta-feira (5). O evento contará com a participação do prefeito Tiago Amaral e de várias autoridades locais, além de representantes de entidades e organizações da sociedade civil. Estão previstas apresentações culturais, exposição de fotos e participação de projetos ambientais desenvolvidos na cidade, entre outras atrações.

No domingo (7), das 14h às 17h, o Parque Arthur Thomas receberá a programação especial “De Volta ao Parque”, um evento organizado Sema para marcar a reabertura do espaço. Os visitantes poderão participar de uma tarde repleta de atividades gratuitas, pensadas para todas as idades.

A agenda inclui exposição de animais taxidermizados (conservados), jogos de tabuleiro educativos, contação de histórias, oficinas criativas, espaço para desenho e colagem, leitura em família e uma apresentação circense. Também haverá uma trilha guiada pelo parque, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer mais sobre sua fauna, flora e a importância da conservação ambiental.

A reinauguração do Parque Arthur Thomas marca a retomada de um dos espaços mais simbólicos e valorizados sob gestão do Município, administrado pela Sema. O parque estava fechado ao público desde o fim de 2024, período em que foram executadas diversas melhorias em sua área interna. Ao todo, os investimentos somaram aproximadamente R$ 4,8 milhões, oriundos principalmente de repasses.

Leia também