O ano que se encerra foi marcante para a Associação Comercial e Industrial de Londrina, a nossa ACIL.
Londrina obteve conquistas históricas, das quais participamos direta ou indiretamente, levando nossa cidade a um novo patamar de desenvolvimento.
A principal, sem dúvidas, é a instalação do ILS e a modernização do aeroporto. Mesmo com pouco tempo em operação, o equipamento já está evitando atrasos e cancelamentos de voos, garantindo a conectividade que nossa economia exige. Mas podemos citar também os avanços no último trecho da duplicação da PR-445 até Mauá da Serra, obra complexa e fundamental para a logística regional.
Em 2025, celebramos a inauguração do Viaduto da PUC e a reabertura dos Parques Arthur Thomas e Mata dos Godoy. Enquanto o Jardim Botânico e o Zerão passam por revitalizações, o Museu de Artes foi reinaugurado e será aberto à visitação pública em breve.
Neste período de festas, vimos o movimento crescer na área central. Pesquisa realizada pela Litz, a pedido da ACIL, mostrou o otimismo da grande maioria dos comerciantes: 74% acreditam que as vendas serão maiores do que em 2024. Já providenciamos uma pesquisa pós-Natal para mensurar o crescimento e apresentar os resultados a vocês assim que estiver pronta.
O Centro da nossa cidade está vivendo um novo tempo, com a abertura de estabelecimentos gastronômicos e o sucesso nas vendas de novos edifícios. Sim, muitos problemas crônicos continuam exigindo nossa atenção. Mas a revitalização apresentou avanços significativos.
No campo econômico, Londrina recuperou o 4º lugar no ranking paranaense de maior PIB, com R$ 27,8 bilhões, ficando atrás dos polos industriais da Região Metropolitana de Curitiba. A cidade também criou muitas vagas de trabalho e o nosso desempenho no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) em 2025 nos colocou entre as 20 maiores geradoras de empregos formais, ocupando a 19ª posição no Brasil.
São conquistas que valorizam uma receita simples, mas poderosa: trabalho e união. Por isso, o sol de 2026 já brilha em nosso horizonte de esperanças, trazendo a convicção de que estamos no caminho certo.
Um feliz Ano Novo para todos nós!
*Vera Antunes, presidente da ACIL.*


