Conversa com a presidente

Desafios persistem em 2026

O empreendedor brasileiro sabe que sua criatividade e resiliência precisam ser maiores do que os obstáculos que insistem em aparecer pelo caminho.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Desafios persistem em 2026 no Linkedin Compartilhar Desafios persistem em 2026 no Twitter Compartilhar Desafios persistem em 2026 no Facebook

Tivemos um ano com diversos avanços em 2025, especialmente na infraestrutura, mas o desempenho das vendas de Natal, embora considerado positivo ou igual a 2024 por 55% dos comerciantes entrevistados pela pesquisa da ACIL (confira no site www.acil.com.br), não alcançou os patamares apontados pelas expectativas.

Os números indicam que 47,5% dos entrevistados avaliam positivamente as vendas do período natalino, mas 45% tiveram um resultado inferior a 2024. Alguns setores, como cosméticos e perfumaria, conseguiram bons desempenhos. Outros, como vestuário e calçados, tiveram mais dificuldades.

Mas o empreendedor mantém o otimismo: 67,7% acreditam que vão vender mais em 2026; 45,1% estão otimistas com a economia regional, embora apenas 23,8% estejam satisfeitos com a economia nacional.

Precisamos que a inflação entre definitivamente nas metas do Conselho Monetário Nacional para que a taxa Selic seja reduzida, facilitando o crédito e aquecendo a economia. Para isso, é necessário que os gastos públicos estejam sob controle, algo difícil de acreditar em um ano eleitoral.

O voto, no entanto, é a nossa maior ferramenta para mudar este cenário. Precisamos eleger os candidatos que são realmente comprometidos com Londrina e vão se empenhar pelo desenvolvimento regional. Este é o melhor caminho, além do trabalho e da união empresarial, para superarmos os desafios que persistem neste 2026.

Vera Antunes, presidente da ACIL.

Leia também