Ranulfo Pedreiro/Assessoria ACIL
Diretora brasileira da Taiwan Trade Center (Taitra), Sandra Shih conversou com empresários, instituições e representantes do poder público nesta terça-feira (3), na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).
O encontro foi resultado de uma parceria entre a Abades (Associação Brasileira das Agências de Desenvolvimento), o Núcleo de Comércio Exterior da ACIL (NComex) e a Diretoria de Governança e Relações Internacionais da Prefeitura de Londrina, com o objetivo de promover o diálogo e conhecer os pontos de conexão entre empresas brasileiras e taiwanesas.
Vice-presidente da ACIL, Gerson Guariente abriu a reunião explicando a sinergia entre entidades, empresários e poder público, característica do associativismo londrinense: “Trabalhamos em conjunto, procurando identificar dificuldades coletivas e buscando oportunidades de negócios”, ressaltou.
Taitra
Para Sandra Shih, diretora da Taitra no Brasil, as vocações de Londrina combinam com os interesses de Taiwan: “Londrina é um polo de tecnologias, de agricultura 4.0, biotecnologias, inteligência artificial e tudo isso é de interesse dos nossos associados. Taiwan está procurando parcerias assim. Nós temos que divulgar os recursos do Paraná para que os taiwaneses entendam que aqui há concentração de desenvolvimento de tecnologias”, ressaltou, acrescentando: “Eu gostaria de realizar um seminário em Londrina para falar sobre o que Taiwan pode oferecer e o que Taiwan precisa importar”.
Considerada a principal organização sem fins lucrativos para a promoção comercial de Taiwan, a Taitra foi criada em 1970 e trabalha para ajudar as empresas do país a expandirem seu alcance global. Com sede em Taipei, a Taitra opera com 1.300 especialistas e 63 filiais em todo o mundo.
NComex
Para o Núcleo de Comércio Exterior da ACIL, o resultado foi positivo: “Ela nos passou um calendário de eventos e o interessante é que a própria Taitra subsidia empresas que querem e podem fazer negócios com Taiwan. Vamos receber uma lista com os principais segmentos e itens nos quais eles têm interesse e explorar esse mercado, no bom sentido, para ampliar nossos horizontes para o país”, comentou Karine Melaré, diretora de Comércio Internacional da ACIL.
Abades
“Eu não tenho dúvidas de que essa reunião vai dar muitos frutos. Taiwan está com disposição de investir em Londrina. A ideia é que a gente possa trabalhar com o governo de Taiwan para fortalecer essa vinda e avançar com novas perspectivas de projetos, pois o Paraná está muito adiantado na área de tecnologia, inovação e sustentabilidade. E contamos com o apoio da ACIL, da Prefeitura e do Sebrae, que são instituições fortes”, concluiu Luis Mario Marinho, presidente da Abades, associação voltada ao desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros.
Relações internacionais
Para Liz Rodrigues, diretora de Governança e Relações Internacionais da Prefeitura de Londrina, a aproximação é bem-vinda: “Para Londrina é uma novidade abrirmos esse canal com Taiwan, reforçando o posicionamento da cidade no cenário internacional e promovendo o intercâmbio de negócios e tecnologias, gerando mais desenvolvimento e oportunidades”.
A reunião contou com a participação de diversas empresas integrantes do Núcleo de Comércio Exterior, representantes do Sebrae e das prefeituras municipais de Londrina, Ibiporã e Rolândia, entre outras entidades. Quem quiser saber mais sobre a iniciativa, basta entrar em contato com a ACIL pelo telefone (43) 3374-3000.

(Foto: Giovanna Braguim/ACIL)



