Fonte: Assessoria de Imprensa
Nos próximos dias, Londrina vai vivenciar o universo da música de câmara. Músicos do Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Finlândia estão reunidos na cidade para participar da 15ª Mostra de Música de Câmara e do 2º Encontro Internacional de Intérpretes, eventos que têm início neste sábado (16) e seguem até o dia 24 de maio, com intensa programação.
A abertura da Mostra de Música de Câmara será no sábado (16), às 20h, no Espaço Villa Rica, com o concerto Entre Tradições, que percorre diferentes estéticas da música de câmara. O repertório explora ao máximo as riquezas timbrísticas dos instrumentos e do canto, transitando entre a expressividade latina e a tradição germânica de Beethoven, aproveitando os contrastes sonoros e diferentes formas de construção musical.
O concerto vai reunir artistas convidados de destaque internacional, como o pianista Cristian Budu (Brasil), a violinista Rachell Ellen Wong (EUA), a soprano Laiana Oliveira (Brasil), o violinista Nikolau Ratchev (Brasil/Alemanha) e o violoncelista Bruno Lima (Brasil/Finlândia).
Com a primeira parte de caráter latino – Enescu, Debussy e Montsalvatge – e a segunda germânica – com o Trio Arquiduque de Beethoven – estabelece-se uma linha de escuta comum entre estilos diversos, na qual ricas nuances sonoras nos conduzem a profundas experiências de transcendência musical. Entre a arquitetura clássica e a liberdade expressiva do século XX, o programa percorre diferentes modos de pensar a música de câmara.
Conto em Música
No domingo (17), também às 20h, o Espaço Villa Rica recebe o concerto Conto em Música, que propõe uma experiência que une literatura e música. Inspirado no conto O Príncipe Feliz, de Oscar Wilde, o espetáculo combina narração e interpretação camerística em um repertório que atravessa diferentes períodos e estilos.
Para isso, foram selecionadas obras que transitam livremente entre diferentes períodos e estilos, aproximando o público das múltiplas linguagens que podem ser chamadas de “clássicas” na música: Johann Sebastian Bach, Astor Piazzolla, Dvořák, Alban Berg, Robert Schumann, Manuel Ponce, Camille Saint-Saëns e Arvo Pärt.
Participam do concerto, novamente, Cristian Budu (piano), Rachell Ellen Wong (violino), Laiana Oliveira (soprano lírico), Nikolau Ratchev (violino) e Bruno Lima (violoncelo).
Concertos, oficinas e masterclasses
Os concertos e apresentações da 15ª Mostra de Música de Câmara e do 2º Encontro Internacional de Intérpretes acontecem no Espaço Villa Rica, Teatro Ouro Verde e Plugue Estúdio, com ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). A programação também contempla oficinas e masterclasses voltadas a músicos, estudantes e apreciadores da música clássica. A coordenação geral é da pianista Irina Ratcheva e a direção artística está a cargo do pianista Cristian Budu.
“A ideia de trazer músicos de várias partes do mundo e músicos também locais, de Londrina e do Paraná, proporciona essa força de criatividade e desenvolvimento de algo novo”, conta Cristian Budu, diretor artístico do evento.
O evento também aproxima os participantes de artistas com carreira internacional, promovendo a troca de experiências e formação artística. “Poder desenvolver o Encontro Internacional é um privilégio muito grande e a expectativa é gigante e muito positiva. Eu acho que essa edição vem adicionar, mas também aprofundar aquilo que já foi desenvolvido. Que a gente possa fazer a música clássica e a música de câmara se aproximar do público e quem sabe desenvolver passos cada vez mais adiante.”
Patrocínio e apoio
A 15ª Mostra de Música de Câmara / 2º Encontro Internacional de Intérpretes tem o patrocínio da Prefeitura de Londrina/ Secretaria Municipal de Cultura (PROMIC) e Unimed Londrina. Apoios: CODEL, Espaço Villa Rica, ACIL, Crystal Palace Hotel, Folha de Londrina, CBN Londrina, Projeto C‘Alma Chamber, Biblioteca Pública de Londrina, Plugue Estúdio, Casa de Cultura da UEL e Rádio UEL FM. Realização: Artis Colegium.
Serviço:
15ª Mostra de Música de Câmara / 2º Encontro Internacional de Intérpretes
Concerto de abertura: Entre Tradições
Quando: sábado (16)
Onde: Espaço Villa Rica
Horário: 20h
Concerto Conto em Música
Quando: domingo (17)
Onde: Espaço Villa Rica
Horário: 20h
Ingressos: Sympla
Mais informações: @mostrademusicadecamaralondrina
Cristian Budu, piano e direção artística
Cristian Budu é reconhecido internacionalmente por sua originalidade e profundidade musical, tendo sido destacado pela revista Gramophone como “um pianista impactantemente original”. Seu pianismo recebeu elogios de críticos como Alain Lompech e do próprio Nelson Freire, que o apontou como seu possível sucessor.
Vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, recebeu prêmios como Instrumentista do Ano (APCA) e Melhor Concerto do Ano (Guia da Folha), além de figurar em listas de destaque da Gramophone dedicadas a Beethoven e Chopin. Apresenta-se em importantes salas e festivais internacionais, como o Verbier Festival e o La Roque d’Anthéron Piano Festival, e atuou como solista à frente de orquestras como a Orchestre de la Suisse Romande e a Orquestra Sinfônica de Lucerna.
Colaborou com artistas como Antonio Meneses e Renaud Capuçon. Desenvolve também projetos artísticos e educativos, sendo diretor artístico do Festival Watari de Música de Câmara e do Encontro Internacional de Instrumentistas (Londrina), além de atuar como jurado em concursos internacionais e colaborar com iniciativas sociais.
Rachell Ellen Wong, violino
A violinista Rachell Ellen Wong é uma das intérpretes mais dinâmicas de sua geração, reconhecida por sua expressividade tanto no repertório barroco quanto no violino moderno. Em 2020, tornou-se a primeira artista barroca a receber o Avery Fisher Career Grant. Apresenta-se como solista com importantes conjuntos, como a Seattle Symphony, a Milwaukee Symphony, a Academy of Ancient Music, a Venice Baroque Orchestra e The English Concert. Nesta temporada, realiza estreias em salas como Wigmore Hall, Carnegie Hall, Isabella Stewart Gardner Museum e Metropolitan Museum of Art.
É cofundadora do grupo Twelfth Night, ao lado de David Belkovski, com o qual se apresenta regularmente nos Estados Unidos. Vencedora do Grande Prêmio da Barbash J.S. Bach Competition, atua com instrumentos históricos e modernos, conciliando tradição e inovação em sua trajetória artística.
Nikolau Ratchev, violino
Iniciou sua formação musical sob a orientação de seu pai, revelando desde cedo expressiva vocação artística. Com trajetória entre Brasil e Bulgária, aperfeiçoou-se na Folkwang Universität der Künste, onde estudou com Mintcho Mintchev e concluiu, com distinção, o Bacharelado e o Mestrado em Performance. Sua atuação abrange importantes festivais internacionais, como o Varna Summer International Music Festival, o Festival de Música de Londrina e o Marvão International Music Festival, além de colaborações com músicos como Christoph Poppen.
Intérprete de forte inclinação camerística, desenvolve intensa atividade em formações de música de câmara e integra, desde 2015, a Kammerorchester Köln, com a qual se apresenta regularmente na Europa e no exterior. Foi integrante da Academia da NDR Elbphilharmonie Orchester (2018/2019), atuando sob a direção de maestros como Alan Gilbert, Herbert Blomstedt e Paavo Järvi. Apresenta-se como solista e camerista em importantes centros musicais da Europa e do Brasil, colaborando com artistas como Cristian Budu, e foi bolsista da Fundação Yehudi Menuhin Live Music Now.
Laiana Oliveira , cantora lírica
Cantora lírica e artista vocal, atua como solista em produções do Theatro Municipal de São Paulo e do Theatro São Pedro. Como camerista, apresenta-se com músicos como Gabriel Rimoldi, Cristian Budu, Ricardo Bologna e o Percorso Ensemble. Colabora com compositores como Jocy de Oliveira, Michelle Agnes, Aylton Escobar, Denise Garcia e Leonard Evers. Estudou vocalidade experimental com Tony Arnold, Juliet Fraser, Elaine Mitchener e Sarah Maria Sun. É bacharel, mestra e doutora em Composição Musical pela Unicamp e criadora do método Solfejo sem Medo de leitura musical.
Bruno Lima, violoncelo
Bruno Lima (1996, Maceió) é violoncelista e compositor brasileiro com atuação na Europa e na América do Sul. Reconhecido por sua versatilidade entre o repertório clássico e a música popular, apresenta-se como solista e camerista em importantes festivais internacionais, com obras e arranjos executados em palcos de prestígio.
Sua produção inclui trabalhos apresentados em festivais como o Lucerne Festival, o Edinburgh International Festival, o Ilumina Festival, o Tallinn Cello Festival e o CelloFest Helsinki. Seu arranjo de Casinha Pequenina estreou na Islândia com a Iceland Symphony Orchestra, e seus Afro-sambas integram, desde 2022, turnês europeias do Ilumina Ensemble.
Colaborou com artistas de relevância internacional, é violoncelista fundador do Ruska String Quartet e atua em duo com o violonista Otto Kentala. Em 2018, foi premiado em dois concursos nacionais no Brasil. É bacharel pela UFRN e mestre pela Sibelius Academy, onde também estudou composição.
Fotos: Divulgação/Fabio Alcover/Lucien Knuteson









