Fonte: Jornal de Londrina
O verão dá o ar da graça às 20h38 desta terça-feira (21) e o calor típico da estação deve ser amenizado pelo fenômeno La Niña. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, à medida que a estação se consolida haverá dias mais longos e quentes acompanhados de chuvas, vendavais e granizo.
De acordo com o Simepar, a temperatura neste ano deve ficar acima da média histórica – mínima de 20 e máxima entre 29 e 31 graus – e favorecerá o aparecimento de áreas de instabilidade.
O aumento nas temperaturas também aquece o faturamento de alguns comerciantes. As sorveterias, por exemplo, costumam ficar lotadas. A proprietária da Sávio Sorvetes, Valéria Sávio comenta que nos meses de verão o consumo de sorvete aumenta 70%. Neste ano, o preferido promete ser o maracujá com leite condensado.
A novidade da estação, no entanto, deve ser o frozen yogurt. Com temperatura de sorvete e textura de iogurte, o frozen – diferente da maioria dos sorvetes – tem pouco açúcar e baixa caloria. Os sabores, coberturas e acompanhamentos são diversos. A proprietária da Yoguland, Amanda Zavataro comenta que, por dia, “são comercializados na sua franquia 150 unidades. Com a chegada do verão, a expectativa é que ultrapasse as 200 unidades por dia”.
Agricultura
Para a agricultura o período é de alerta. O clima quente e úmido favorece o surgimento da ferrugem na plantação de soja. O primeiro foco da doença em lavoura foi registrado no final de novembro em Nova Cantu, região central do Paraná. Segundo a pesquisadora da Embrapa, Cláudia Godoy, “ quem cultiva soja deve ficar atento aos registros da ferrugem, porque a doença se espalha pelo vento”, recomenda.
O Consórcio Antiferrugem da Embrapa Soja disponibiliza no site: consórcioantiferrugem.net informações e registros dos locais afetados pela doença.