Um encontro entre empresários do Brasil e da Turquia, realizado nesta terça-feira (29), na Fiesp, marcou o novo momento na relação comercial dos dois países. O vice-presidente da Fiesp, Elias Miguel Haddad, destacou a retomada da parceria no início de 2006, incrementada com seguidos encontros entre empresários turcos e brasileiros.
A corrente de comércio saltou dos 665 milhões de dólares em 2005 para 1,8 bilhão em 2010, segundo informou Haddad. “Houve um expressivo progresso no relacionamento comercial, inclusive com o estreitamento dos laços culturais”, ponderou.
Potencial
Embora se observe uma melhora na relação comercial, o Cônsul Geral da Turquia em São Paulo, Mustafa Kapucu, defende que há muito potencial para crescimento e afirmou que espera sair dos atuais 1,8 bilhão de dólares para mais de 10 bilhões de dólares nos próximos cinco anos. “O papel da Fiesp é muito importante em todos estes encontros de negócios”, salientou.
Neste sentido, o secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Alfredo Cutait, teceu grandes elogios à atuação do vice-presidente da Fiesp, Miguel Haddad, que tem contribuído com o desenvolvimento das relações entre Brasil e Turquia.
Prioridade
O presidente da Confederação de Homens de Negócios e Industriais da Turquia (Tuskon), Rizanur Meral, disse que o Brasil é um mercado prioritário para o seu país. “Acho que esse valor tão baixo de comércio se deve ao desconhecimento dos empresários dos dois países. Mas vamos trabalhar para isso”, comentou.
Na oportunidade, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Fiesp, Tuskon e Conselho Empresarial Brasil – Turquia. O encontro empresarial também contou com uma rodada de 250 encontros de negócios, da qual participaram 39 empresas turcas e 40 brasileiras.
Fonte: Export News