Fonte: Gazeta do Povo
Em 2012 serão inaugurados três shoppings no Paraná: o Pátio Batel, em Curitiba, e, no Norte do Estado, o Londrina Norte e o Boulevard Londrina. Até 2014, outros seis empreendimentos serão abertos, três na capital e três no interior (Maringá e Ponta Grossa). Ao todo, são mais de 1,8 mil novas lojas, algumas de renome internacional, além de cinemas e outros serviços, que vão ampliar as opções de compras e lazer dos paranaenses. Atualmente o estado ocupa o quinto lugar no mercado nacional, com 27 centros de compras – 12 só na capital. No total, os novos projetos receberão mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos.
Além da inauguração do Pátio Batel, prevista para setembro de 2012, três novos empreendimentos começam a sair do papel no próximo ano em Curitiba: o Shopping Atuba, na região norte, o Park Shopping Boulevard, próximo à Linha Verde, no bairro Xaxim, e o Jockey Plaza Shopping Center, no Tarumã. Juntos, os quatro novos shoppings somam mais de 1.200 lojas e representam um aumento de 54% na oferta de área bruta locável (ABL) da capital paranaense.
Segundo a Associação Brasileira de Shoppings, Centers (Abrasce), o setor responde atualmente por 18,3% das vendas do varejo e 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, e tem muito a crescer. “O número é positivo se levarmos em consideração o número de shoppings no Brasil, mas também evidencia que ainda há muito espaço para ampliar a participação dos shoppings nas vendas”, afirma o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio Estabelecidos em Shopping Centers de Curitiba, Erico Morbis.
Os novos
O Shopping Atuba, da incorporadora curitibana Mendocino Participações e Investimentos S.A, será construído em uma região de grande expansão imobiliária, mas carente de bens e serviços. Com a previsão de um centro médico de 30 salas, o Shopping Atuba deve reinar absoluto na região. O mesmo não ocorrerá com o empreendimento de R$ 280 milhões do empresário Salomão Soifer, o Shopping Pátio Batel, que vai disputar espaço com outros shoppings já consolidados da capital.
Resultado da parceria de um grupo de três empresas do ramo imobiliário, o Jockey Plaza Shopping Center deverá ser o maior centro de compras da capital, com mais de 200 mil metros quadrados de área construída e 60,8 mil metros quadrados de ABL. A negociação com o Jockey Club do Paraná, que vai receber participações pela cessão de parte do terreno, já foi concluída.
Às margens da Linha Verde, o Park Shopping Boulevard, dos empresários do Shopping Total e do empresário da Rede Massa, Carlos Massa, o Ratinho, vai apostar no público das classes B e C para alavancar o consumo, com faturamento estimado em R$ 500 milhões por ano.
Interior terá R$ 800 mi em investimentos
Impulsionado pelo aquecimento do setor em todo o país, o interior do estado deve contar até 2014 com pelo menos R$ 800 milhões em investimentos para a construção de cinco novos shopping centers, dois deles de grande porte. Entre projetos ainda no papel e outros já em andamento, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, que hoje reúnem 14 empreendimentos, em três anos passarão a contar com 19 complexos de compras.
Em Londrina, dos três shoppings projetados, os dois maiores serão inaugurados no segundo semestre de 2012. Com investimentos de R$ 180 milhões, o Londrina Norte Shopping terá 169 lojas distribuídas em 31 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL). O shopping faz parte de um complexo residencial e comercial do Grupo Catuaí, com 20 edifícios de apartamentos e salas comerciais.
O segundo empreendimento que abrirá as portas em 2012 será o primeiro do grupo português Sonae Sierra Brasil no Paraná. Construído na zona leste, com investimentos de R$ 212 milhões, o Boulevard Londrina Shopping terá 47,8 mil metros quadrados e 236 lojas.
Um terceiro shopping começou a ser construído em novembro no coração da Gleba Palhano, área nobre de Londrina, e deve ser inaugurado no segundo semestre de 2014. Com 61 mil metros quadrados e investimentos estimados em R$ 92 milhões da construtora Galmo e de um grupo de empresários locais, o Aurora Shopping vai se interligar aos edifícios comerciais da região, formando um complexo empresarial, de lazer e de compras.
Noroeste
Até o fim de 2012, Maringá, que já tem cinco grandes shoppings, terá um “supercenter” do Grupo Angeloni, de Santa Catarina. O novo empreendimento, de R$ 50 milhões, terá 21 lojas e ficará na Avenida Bento Munhoz da Rocha Netto, área nobre da cidade.
Aproveitando os bons ventos, o Shopping Maringá Park, o maior da cidade, o Avenida Center e o Mandacaru Boulevard também estão ampliando. O Maringá Park está aplicando R$ 25 milhões, aumento o mix de lojas, ganhou um cinema com duas salas e teve a praça de alimentação revitalizada. O Mandacaru vai ganhar 20 novas lojas, com âncoras como os bancos Caixa Econômica Federal e Sicob, em um investimento de R$ 3 milhões.
Campos Gerais
Em Ponta Grossa, a catarinense Orion Construtora projeta a criação de um shopping regional em um terreno de 100 mil metros quadrados, às margens da BR-376, rumo ao Norte do Paraná. “Esta é uma região estratégica, parte de um dos maiores entroncamentos rodoferroviários do país”, aponta o diretor do grupo proprietário do Shopping Balneário Camboriú, em Santa Catarina, Péricles Martins Pinto.
As obras do novo empreendimento, estimadas em R$ 250 milhões, devem começar em 2012. No total serão 200 lojas, que devem gerar cerca de dois mil empregos diretos e indiretos. O prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, não confirmou a instalação. Segundo ele, as negociações começaram em 2008 e ainda não foram concretizadas.