Paulo Briguet/Equipe ACIL
Na manhã desta quarta-feira (18/04), a ACIL viveu um momento histórico e emocionante. O Conselho da Mulher Empresária (CME) prestou homenagem a 14 empreendedoras de sucesso em Londrina. As 11 mulheres que ocuparam a Presidência do CME desde a sua criação, em 1985, receberam o Diploma ACIL de Empreendedorismo Cívico. E três mulheres de destaque na comunidade londrinense foram agraciadas com um troféu especial: Marcia Manfrin, Ana Marta Garcia da Silva e Yeda Marques Russo (in memoriam). O evento reuniu cerca de 150 pessoas no Auditório David Dequech.
Na abertura da manhã de homenagens, a atual presidente do Conselho da Mulher Empresária, Rosangela Khater, relembrou as palavras de Martin Luther King: “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”. A advogada e empresária londrinense, que está em sua terceira gestão à frente do CME, falou sobre as características da mulher empreendedora de sucesso: “Precisamos ser profissionais, ter conteúdo, ser aguerridas e ter vontade de vencer. Foi assim que chegamos onde estamos. Ser idônea e ajudadora no contexto deste mundo global, sem se deixar masculinizar ou vulgarizar, é quase uma arte. Ela emerge de uma situação de mulher submissa e tenta se afirmar competidora que busca ombro a ombro, ao lado do homem, o seu espaço”.
O presidente da ACIL, Nivaldo Benvenho, destacou o papel fundamental das mulheres na colonização de Londrina e citou dados recentes sobre a participação feminina no setor produtivo: “Em 2011, mais de 51% das empresas foram abertas por mulheres. E isso não aconteceu por acaso. Aconteceu porque vocês se prepararam. Há muitos anos, as mulheres começaram a estudar mais, a se dedicar mais, até para superar os limites impostos pela sociedade machista. Agora, os frutos começaram a aparecer.”
A empresária Marcia Manfrin, da Apetit, recebeu a homenagem da ACIL após uma bela apresentação feita pela professora e ex-deputada Elza Correia. “Com apenas 23 anos, Marcia resolveu montar uma empresa de serviços de alimentação em Londrina. Mesmo sabendo que se tratava de um mercado altamente competitivo e formado por homens, Marcia sabia que, no fundo, sua imensa vontade de vencer era capaz de superar todas as dificuldades. Mãe, esposa e empresária, ela alcançou seus sonhos. Nasceu para vencer.”
A jornalista Ana Marta Garcia da Silva, do Jornal de Londrina, foi recepcionada com um perfil lido pela empresária Sônia Medeiros. Em sua fala, Sônia ressaltou a alegria, a competência e a generosidade que sempre foram características marcantes da colunista e fundadora do JL. “Você é um grande comunicadora, que ama o seu trabalho e é querida por todos em Londrina. Nunca esqueceremos o apoio que você sempre deu à causa da mulher empresária”, disse Sônia Medeiros, emocionando a homenageada. “Uma vida inteira de trabalho… e um dia temos um momento especial como este”, definiu Ana Marta.
Outro momento emocionante foi um breve perfil biográfico de Yeda Marques Russo, empresária das artes e pioneira do ensino de balé em Londrina. A musicista e produtora cultural Hylea Ferraz, colaboradora do CME, falou sobre a amiga de saudosa memória: “Ela era a mulher que respirava dança. Tive oportunidade de trabalhar mais de 20 anos com ela e testemunhei a sua paixão pelo trabalho. Nos últimos anos, quando lutava pela vida, envolveu a dança nessa cruzada. Deixou ótimos exemplos em Londrina para todos os seus seguidores”.
A primeira secretária do Conselho da Mulher Empresária, Ercilia Franco dos Santos, também emocionou o público ao comparar cada uma das 11 presidentes do CME a um anjo de diferentes virtudes humanas. Além do Diploma de Empreendedorismo Cívico, todas as empreendedoras foram presenteadas com uma rosa, símbolo da dedicação e do amor à causa da mulher empresária. Falando em nome das ex-presidentes, Helenida Taufik Tauil da Costa Branco ressaltou a importância do apoio da ACIL, da qual o CME constitui “um braço forte”. “Todas as ex-presidentes tiveram um papel fundamental na história do Conselho. Mas eu dirijo minha saudação especial a você, Rosângela Khater, pela dedicação incansável ao longo de três mandatos. Você tem o dom de reunir as pessoas em torno dos interesses de nossa cidade. E a prova disso está aqui.”
Ao final da solenidade, o presidente Nivaldo Benvenho quebrou o protocolo para confessar: “Desde a minha posse, estive presente em inúmeros eventos. Mas nenhum deles foi tão marcante quanto esta manhã de homenagens às mulheres empresárias”.
CONSELHO DA MULHER EMPRESÁRIA DA ACIL
GALERIA DAS PRESIDENTES
CELINA RIBEIRO (1986-1987)
IZA FRASSON (1988-1990)
PEDRINA MARQUES (1990-1992)
MARLI MARTINS(1992-1994)
SONIA MARIA SPIGOLON (1994-1996)
MARCIA MARIA VINCI (1999-2001)
ANDREA GRADIA YUI (2001-2002)
HELENA HERRERO FERREIRA (2002-2003)
MÁRCIA IVALE (2003-2004)
HELENIDA TAUIL (1997-1998 e 2005-2006)
ROSANGELA KHATER (2006-2012)
.