Fonte: JL
Para quem quer conhecer mais sobre as comidas típicas do oriente, o Londrina Matsuri é o lugar ideal. O evento tem início hoje e vai até domingo, no Parque de Exposições Ney Braga, das 8 às 23 horas.
Mistura
No cardápio estão incluídas receitas que fogem do trivial, como o Okonomiyaki – uma versão japonesa da panqueca brasileira
A receita foi trazida de Hiroshima por um dos participantes do Grupo Sansei. “Ele fez um treinamento para ensinar outras pessoas a prepararem o Okonomiyaki”, diz Aline. Ao todo, 20 pessoas vão trabalhar na confecção do prato no Londrina Matsuri, durante os três dias.
Caldo quente
O Restaurante Matsuri Garden também vai oferecer uma opção pouco convencional, na opinião de Marina Onishi, sócia do estabelecimento. O udon é um macarrão com caldo quente, preparado com pedaços de ovos cozidos, kamaboca (massa japonesa de peixe), algas marinhas e cebolinha. “No Japão, é uma receita bem tradicional, consumida especialmente no inverno. Aqui no Brasil, o prato é disseminado nas feiras gastronômicas”, conta.
Se alguém prefere não se aventurar em novas experiências gastronômicas, o Matsuri Garden também vai disponibilizar as iguarias que já foram incorporadas ao paladar dos brasileiros, como o sukiyaki, o sushi, o sashimi e o yakisoba. Todos os pratos serão servidos com tempurá – um dos ícones da culinária japonesa. “Os brasileiros adoram o tempurá”, comenta Marina Onishi.
Lámen
O público também terá a oportunidade de degustar o verdadeiro Lámen japonês, prato feito à base de macarrão. O tradicional é bem diferente do macarrão instantâneo brasileiro e é um dos pratos mais consumidos no Japão, servido até em barraquinhas de rua, como se fosse fast-food. “Vamos servir o autêntico Lámen, com um caldo que fica, no mínimo, dez horas no fogo, com ingredientes típicos da culinária oriental”, afirma Júlio Akira Nakamura, do Restaurante Miejan Lamen.
Macarrão frito
O Matsuri Teen vai servir combos para agradar as crianças e adolescentes. Os kits trazem uma opção da culinária japonesa, – yakisoba, temakis doces e salgados e teppanyaki – acompanhados de batata frita sorriso, mini pastéis de carne (para temakis doces) e mini pastéis de chocolate (para temakis e outros pratos salgados).
Emiko Koyama, sócia do Restaurante Matsuri, destaca o combo de yakisoba. “O macarrão crocante é cozido e depois frito. Por último, acrescentamos carne e molho shoyu.”
Conforme ela, as crianças e adolescentes ajudam a disseminar a gastronomia oriental. “Muitas vezes, são eles que levam os pais para os restaurantes japoneses”, ressalta.