Fonte: JL e Assessoria ACIL
Hugo Gonçalves, o “Paizinho” de Cambé, e Marcelo Casanova, idealizador do projeto Galera de Deus, foram os vencedores do Prêmio Bom Exemplo Londrina, da RPCTV em parceria com a Fundação Dom Cabral. A cerimônia de premiação, que teve como objetivo homenagear as pessoas que trabalham por uma sociedade melhor, ocorreu na noite de quarta-feira (7), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Londrina.
O “Paizinho” ficou com o prêmio da categoria Cidadania. Ele morreu no último dia 15 de outubro, aos 100 anos, 60 deles dedicados às crianças de Cambé. Ele era diretor do Centro de Educação Infantil (CEI) Marília Barbosa de Cambé, o antigo Lar Marília Barbosa, por onde passaram mais de 1,2 mil crianças. O filho Caibar Gonçalves recebeu o prêmio pelo pai. “Nossa intenção é continuar a obra, que hoje já é um Centro de Educação [Infantil]. Nós temos lá 96 crianças”, contou, acrescentando que a premiação dá novo ânimo a todos que trabalham no local.
Já Marcelo Casanova venceu na categoria Educação. Ele criou o projeto Galera de Deus, que busca levar dignidade a famílias carentes de Londrina. O programa de voluntariado oferece aulas de reforço, oficinas de costura e informática, promove a contação de histórias e passeios. “Comece algo, é gostoso, traz paz para a vida”, incentivou Casanova.
A escolha dos vencedores foi feita pelos próprios telespectadores. De acordo com a RPC TV, foram mais de 30 mil votos pela internet. Todos os indicados receberam um troféu pelo trabalho desenvolvido.
ARY SUDAN
O empresário Ary Sudan, diretor da ACIL, foi um dos contemplados com o Prêmio Bom Exemplo. Ary comanda duas empresas e ajudou a fundar, há 33 anos, o Instituto dos Cegos de Londrina, onde pessoas com deficiência visual recebem orientação educacional e alfabetização em Braille. Há dez anos, Sudan criou o Instituto Bom Alunos de Londrina, que funciona em parceria com escolas particulares da cidade. O projeto financia o estudo de jovens pobres que se destacam pelo bom desempenho escolar.