ACIL Jovem

ACIL Jovem estrutura planejamento estratégico para a formação de lideranças 

Conselho da Associação Comercial e Industrial de Londrina elabora projeto para ser desenvolvido até 2034 entre jovens empreendedores da cidade.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar ACIL Jovem estrutura planejamento estratégico para a formação de lideranças  no Linkedin Compartilhar ACIL Jovem estrutura planejamento estratégico para a formação de lideranças  no Twitter Compartilhar ACIL Jovem estrutura planejamento estratégico para a formação de lideranças  no Facebook

Fonte: Folha de Londrina

O empreendedorismo entre a juventude vem crescendo no Brasil e é acompanhado de perto pela ACIL Jovem, conselho da Associação Comercial e Industrial de Londrina dedicado à formação de novas lideranças e a incentivar o empreendedorismo. Presidido pelo empresário Guilherme Lopes, diretor comercial da CBN Londrina, a ACIL Jovem realiza uma série de ações para agregar as novas gerações em torno das causas do associativismo. 

Um levantamento realizado pelo Sebrae a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que, entre 2013 e 2023, a quantidade de empreendedores entre 18 e 29 anos cresceu 23% no Brasil.  

É um crescimento que se reflete na ACIL Jovem, que hoje conta com 55 conselheiros. “Empreender é dolorido, você acredita muito em uma ideia até fazer ela vingar. Acho que se foi aquele tempo em que todos sonhavam em passar em um concurso e seguir aquela carreira pelo resto da vida, até se aposentar. O empreendedor tem uma liberdade maior de agenda e de movimentos na carreira”, destaca Lopes. 

O aumento de jovens empreendedores também passa pela tecnologia, com as facilidades da digitalização, e sofreu um forte impacto durante a pandemia: “A maior parte desses jovens empreendedores vem do setor de serviços e é muito ligada ao marketing digital, produtos, influenciadores e criadores de conteúdo. A pandemia forçou muitos a se tornarem empreendedores e a se digitalizarem rapidamente”, acrescenta Jessica Fahl Ribeiro, sócia fundadora da Forward Consultoria e Gerenciamento e integrante da ACIL Jovem. 

Início 

Surgido na ACIL em 2006, após uma sugestão da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná – FACIAP -, o Conselho do Jovem Empresário transformou-se em ACIL Jovem em 2009. Embalados pelas startups e pela tecnologia, os novos empresários encontraram meios para fugir das gestões tradicionais. “Acho que a diferença das gerações contribui para romper com o tradicional, não ter horário para entrar, sair, bater cartão… E também procurar soluções diferentes. Por que fazer mais do mesmo?”, questiona Jessica Fahl. 

Entre as ações da ACIL Jovem estão reuniões para definir e deliberar ações e projetos; churrascos para atrair e aproximar empresários; rodadas de negócios; o Programa Zero, para difundir o empreendedorismo entre os universitários; e o Feirão do Imposto, para conscientizar sobre a carga tributária incidente em produtos e serviços. 

Planejamento 

Com o apoio do Sebrae, pelas mãos do consultor Heverson Feliciano, a ACIL Jovem desenvolveu um planejamento estratégico para criar uma identidade em consonância com a própria ACIL: “Londrina fez 90 anos e a ACIL fez 87. Então é uma baita entidade que estamos representando. Não dá para fazer qualquer coisa”, reforça Guilherme Lopes. Dessa forma, a ACIL Jovem desenvolveu o projeto de ser reconhecida, em 2034, como a principal formadora de jovens lideranças e compor um terço da diretoria da ACIL, além de apresentar quadros para presidir outras entidades e empresas. 

“A gente estabeleceu objetivos estratégicos e um regimento para que isso perdure, mesmo que mudem as cadeiras, e desenvolver programas de liderança e empreendedorismo atrativo para jovens empresários, promover eventos de conhecimento e negócios que gerem conexões, articular parcerias e projetos estratégicos com instituições municipais, estaduais e nacionais e ter uma postura proativa com a temática da inovação”, detalha Jessica Fahl. 

Com o planejamento estruturado, a ACIL Jovem já apresenta avanços. Na próxima gestão da ACIL, em 2025, a ser comandada pela empresária Vera Antunes, a ACIL Jovem conseguiu emplacar três diretores. “A gente precisa não só da formação, mas também da integração. São objetivos que já estão em movimento, se concretizando em pouco tempo. Acho que o principal da missão é formar e integrar jovens lideranças”, sintetiza Guilherme Lopes. Quem quiser conhecer mais sobre a ACIL Jovem, basta visitar o Instagram (@aciljovemlondrina), onde está disponibilizado um questionário para cadastramento aberto aos interessados. 

Leia também