Fonte: Tarobá News
No aeroporto de Londrina, a montagem do canteiro de obras começou, próximo ao estacionamento. O projeto prevê dois novos acessos de embarque e desembarque e ampliação do terminal de passageiros, que vai passar de 5,8 mil metros quadrados para 8 mil.
Além disso, será feita a ampliação da pista de pouso e decolagem em 600 metros, e a instalação do tão aguardado ILS, um sistema de pouso por instrumentos, que auxilia as aeronaves a realizarem pousos com pouca visibilidade.
O início dos trabalhos depende da análise do projeto por uma equipe técnica da prefeitura, e devem durar até 2024. “Caso [o projeto] não necessite de novas correções, aí o próximo passo é expedir o alvará de obras, para que ela possa começar efetivamente”, afirmou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.
Para entidades que representam os setores produtivos da cidade, a reforma vai viabilizar a vinda de indústrias e grandes empresas. “Essa reforma é importante porque com pista maior, aeronaves maiores, as indústrias de grande porte vêem em Londrina [oportunidades], como a CCR mesmo viu”, comentou Marcelo El Kadri, presidente da Sociedade Rural do Paraná.
Por outro lado, com a reforma prestes a acontecer, aumenta a cobrança do setor produtivo pela inclusão das obras do contorno leste na concessão do pedágio. A preocupação é otimizar o transporte de mercadorias, como explica o presidente da Acil, Angelo Pamplona: “ali pela Estrada do Limoeiro será uma entrada mais adequada para o aeroporto, porque a carga vem pela rodovia, chegaria ali no aeroporto por uma forma mais tranquila, sem a movimentação dentro do trânsito da cidade.”
Em março, o aeroporto de Londrina perdeu o status alfandegário do terminal de cargas, permissão que abria caminhos para negócios com o comércio exterior.