Fonte: Assessoria ACIL
Especialista em cibersegurança, Adriano Filadoro, da Vigilant, apresentou uma palestra impactante durante o LiDERE 2023, nesta quinta (19). Com o tema “Eleve o nível de cibersegurança, pode haver um hacker na sua rede neste momento”, Filadoro trouxe informações cruciais sobre a segurança cibernética, destacando: “Empresas com nível razoável de segurança demoram até cinco meses para entender que houve uma falha de segurança na rede”. Isso enfatiza a importância de uma postura proativa na proteção contra ameaças virtuais.
Filadoro também chamou a atenção para o impressionante aumento na quantidade de dispositivos conectados à internet, prevendo: “O número de dispositivos conectados na internet deve chegar a 7,5 bilhões.” Essa expansão cria um ambiente fértil para potenciais invasões cibernéticas, onde, como ele alertou, “um hacker pode ficar um ano como usuário de sua rede sem que você perceba.”
Além disso, o especialista abordou o avanço da tecnologia, observando: “Com os óculos de realidade aumentada, estaremos andando no mundo físico com elementos da realidade virtual.” Esta evolução tecnológica traz desafios adicionais à cibersegurança.
“Estamos vivendo um momento que está passando por uma grande transformação em nossas vidas, tanto no trabalho quanto nas formas de pagamento. A moeda física vai deixar de existir”, ressaltou. Essas transformações tecnológicas representam um avanço, mas também podem tornar as pessoas mais expostas a ataques cibernéticos.
Filadoro explicou que os criminosos virtuais têm acesso a uma vasta quantidade de dados pessoais: “O criminoso virtual analisa dados. É difícil saber algo sobre nós hoje em dia? É muito fácil. Existem muitos dados sensíveis, temos que estar atentos”.
Finalmente, ele ressaltou a importância da engenharia social na estratégia dos hackers, observando: “Geralmente os hackers precisam que o usuário clique em algum link, usando apelos como ‘Você está sendo traído, clique aqui’. E as pessoas clicam. A engenharia social é usada como técnica para ter acesso. O hacker não atrapalha, ele entra na rede de forma sutil.”
O LiDERE, que visa promover o crescimento e o desenvolvimento empresarial, é realizado pela ACIL, com correalização do Sebrae e Estação 43.