Aeroporto bate recorde de passageiros

Segundo a Infraero, 106.290 mil pessoas passaram pelo terminal no mês passado

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar Aeroporto bate recorde de passageiros no Linkedin Compartilhar Aeroporto bate recorde de passageiros no Twitter Compartilhar Aeroporto bate recorde de passageiros no Facebook

Fonte: Jornal de Londrina

O mês de julho registrou recorde histórico na circulação de passageiros no Aeroporto Governador José Richa de Londrina. Segundo o superintendente da Infraero, Marcus Vinícius Pio, 106.290 mil pessoas passaram pelo terminal no mês passado. Até então, o número nunca tinha chegado aos três dígitos. O recorde era julho do ano passado, quando 98.720 mil pessoas circularam no aeroporto. A demanda do transporte aéreo doméstico de passageiros em Londrina cresceu dentro da média nacional. Na cidade, o aumento em julho deste ano comparado com o mesmo mês de 2011 foi de 7,66%. O crescimento nacional, de acordo com números divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi de 7,86%.

Nos primeiros sete meses do ano, passaram pelo terminal de Londrina aproximadamente 620 mil passageiros. O número é 17% maior comparado com o mesmo período do ano passado, quando 531.195 mil pessoas viajaram em voos domésticos que pousaram ou decolaram no aeroporto. Para o superintendente da Infraero, a crescente demanda de passageiros é reflexo da democratização da aviação. “Popularizou. O avião ficou muito comum, a passagem está barata. Hoje é mais fácil pegar um avião e ir para Curitiba do que viajar de carro”, afirma.

Pacotes
A proprietária da agência Albatroz Turismo em Londrina, Cristiana Pitol Grassano, conta que tem sentido uma procura maior por pacotes de viagens e passagens aéreas desde o ano passado. “As condições para viajar melhoraram, as tarifas aéreas estão mais baixas. Mesmo com o câmbio subindo, a procura por viagens internacionais não diminuiu”, diz. O parcelamento facilitado associado ao hábito das pessoas em fazer viagens como forma de lazer tem feito com que muitas delas comprem pacotes turísticos mais de uma vez por ano.

No mês passado, a agência enviou mais de 100 passageiros para a Disney, nos EUA, além de destinos na América do Sul, Caribe e Europa. Cristiana conta que muitos já planejaram as férias de fim de ano. “As pessoas que vêm agora já encontram limitações de lugares”, afirma. Segundo ela, agosto é tradicionalmente o mês de maior faturamento da agência. “As pessoas começam a se organizar para as férias de fim de ano, janeiro, fevereiro e carnaval.”

A expectativa do superintendente da Infraero, Marcus Vinícius Pio, é de que agosto registre a segunda maior demanda deste ano. Até domingo passado, 82.476 mil passageiros circularam pelo aeroporto. “Se continuar nessa média vamos fechar o mês com 98 mil”, calcula. Na avaliação dele, se a demanda continuar crescente, o terminal de Londrina deve atingir a marca de 1,1 milhão de passageiros em 2012.


acumulado
Demanda subiu 7,39%
Segundo números divulgados pela Anac, os níveis de demanda e de oferta do transporte aéreo doméstico foram os maiores para o mês de julho desde o início da série dos Dados Comparativos da agência em 2000. No acumulado do ano (janeiro a julho de 2012), a demanda subiu 7,39% em relação à igual período de 2011, enquanto a oferta ampliou-se em 7,47%.

A taxa de ocupação dos voos domésticos de passageiros alcançou 79,45% em julho de 2012, contra 75,18% em igual mês de 2011, com crescimento de 4,27 pontos porcentuais. Segundo a agência, o porcentual também foi o melhor para o mês de julho desde o início da série dos Dados Comparativos em 2000. No período de janeiro a julho de 2012 a taxa ficou praticamente estável (71,41%), em relação o mesmo período de 2011 (71,47%). (Agência Estado)


Demanda internacional
A demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras caiu 2,33% em julho de 2012 em relação a julho de 2011. A oferta também teve queda, de 1,34%, no mesmo período, segundo a Anac. De janeiro a julho de 2012, entretanto, houve crescimento da demanda em 0,59%, mas a oferta teve redução de 1,79% quando comparadas com o mesmo período de 2011.


Já a taxa média de ocupação dos voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras alcançou 84,11% em julho de 2012, contra 84,96% do mesmo mês de 2011. O melhor aproveitamento em julho de 2012 foi alcançado pela TAM, com 86,07%, enquanto o desempenho da Gol foi de 72,93%. (Agência Estado)

Leia também