Assessoria ACIL
Os indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) referentes ao mês de agosto revelam um aumento de 43,8% no número de consumidores que não conseguiram pagar suas dívidas em dia e foram incluídos no cadastro da inadimplência, em comparação com o mesmo mês de 2023.
No acumulado de 2024, englobando os primeiros oito meses, o aumento registrado entre os consumidores negativados foi de 18,4%, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Positivos
O aumento também foi significativo entre os consumidores que conseguiram quitar ou renegociar as dívidas atrasadas, índice que cresceu 41,7% em relação a agosto do ano passado.
Já no acumulado do ano, houve um crescimento de 15,7% entre os consumidores que conseguiram limpar o nome, em relação ao mesmo período de 2023.
“O percentual menor de consumidores limpando o nome em relação aos consumidores que tiveram seu nome incluído no cadastro de negativados explica a elevação na quantidade de pessoas com restrição ao crédito no mercado varejista de Londrina”, analisa Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL.
Indicadores
Os dados do SPC/ACIL destacam dois índices: o dos consumidores _entrantes_ (incluídos na restrição ao crédito), que deixaram de pagar alguma conta em dia e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplentes; e os _saintes_, que estavam com o nome no cadastro de negativados, mas negociaram ou pagaram suas dívidas atrasadas e ‘limparam o nome’, recuperando o crédito.