Considerado uma organização civil não partidária, com representantes de entidades públicas e privadas, o Fórum Desenvolve Londrina surgiu em 2005 para pensar e sugerir propostas para o desenvolvimento da cidade. Nesta quinta-feira (27), a instância elegeu o empresário Angelo Pamplona – que também é diretor Institucional da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) – como o presidente da gestão 2025-2027.
O Conselho de Administração, eleito por aclamação para o Fórum Desenvolve Londrina, conta ainda com Nicolás Mejía (vice-presidente), Adelar Motter (secretário), Ary Sudan (tesoureiro) e Fábio Pozza (suplente). O Conselho Fiscal vai contar com Cláudia Romariz, Spartaco Puccia Filho e Leandro Magalhães.
Para discutir e estimular a população a participar das soluções dos principais problemas da cidade, o Fórum Desenvolve Londrina pesquisa e publica anualmente o Manual de Indicadores de Desenvolvimento de Londrina, apoiado por uma Pesquisa de Percepção, e o Estudo dos Indicadores, construído a partir do tema definido para ser trabalhado ao longo do ano. O Fórum em Debate, também realizado todo ano, contribui para aprofundar, com a participação de especialistas, os temas selecionados.
Atualmente o Fórum Desenvolve Londrina conta com a participação da ACIL, Adetec, AEA, AML, APL TIC Londrina, APP, Câmara de Londrina, CBN, CEAL, Codel, Corecon, CREA-PR, Embrapa, Grupo Folha, Londrina Convention Bureau, Londrina Pazeando, MasterPlan Londrina 2040, OAB Londrina, Patrulha das Águas, Pitágoras/Unopar/Anhanguera, Prefeitura de Londrina, PUCPR, Rotary, Sebrae, Sercomtel, Sindicato Rural Patronal, Sindimetal, Sinduscon, Sistema FIEP, SRP, TI Paraná, UEL, Unifil e Unimed Londrina.